Início Geral ConecteSus: Ministério da Saúde espera restabelecer acesso até terça (14)

ConecteSus: Ministério da Saúde espera restabelecer acesso até terça (14)

0
880
conectesus
ConecteSus: Ministério da Saúde espera restabelecer acesso até terça (14)

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde pública do país, e de longe uma das entidades mais importantes. Por conta da pandemia do Covid-19, e afim de diminuir aglomerações das pessoas, até para tirarem dúvidas, retirarem documentos e marcarem exames, o Governo Federal desenvolveu uma plataforma digital.

Essa é o ConecteSUS, que tem sido um enorme sucesso entre a população brasileira, isso desde o ano de 2020. Entretanto, nesse fim de semana, a entidade federal precisou retirar do ar o APP. Isso porque, hackers invadiram os sistemas, e assim, o governo tomou tal atitude para preservar os usuários.

conectesus
ConecteSus: Ministério da Saúde espera restabelecer acesso até terça (14)

Quando ConecteSUS voltará ao normal?

Sendo mais preciso, o aplicativo do ConecteSUS saiu do ar ainda nessa sexta-feira (10 de dezembro). E desde então, encontra-se indisponível para acessos e novos cadastros. Disso, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, realizou uma entrevista à emissora Globo, para falar sobre o ocorrido. Segundo o ministro, estabelecer o APP o mais rápido possível é uma prioridade. Até porque, a plataforma mostra comprovantes de vacinação contra o Covid-19.

E disso, a expectativa do mesmo é que toda a situação já esteja regularizada até essa terça-feira (14). Mas claro, caso o período se extenda, a população deverá ser comunicada.
Ainda nesse domingo, dias atrás, o próprio Ministério da Saúde divulgou um comunicado a respeito do ocorrido. No caso, informou que todo o processo para recuperação dos registros dos brasileiros que foram vacinados contra o Covid-19 foi finalizado. E melhor de tudo é que todo o procedimento foi um sucesso, sem registrar qualquer tipo de perda de informações. E apsar disso, não informou uma data precisa para que os sistemas voltem ao normal. Então, a expectativa geral é de que até a metade dessa semana, no máximo, tudo volte ao normal, decerto.

E quem atacou o ConecteSUS?

Apesar do Ministério da Saúde garantir o bom funcionamento da plataforma ConecteSus e a segurança dos dados dos usuários, os responsáveis pelos ataques à plataforma seguem livres e impunes, por aí. Mas, para o ministro da saúde, os hackers que invadiram e derrubaram os sistemas devem ser caçados e responsabilizados por seus atos.

Tanto que, na verdade, o mesmo já informou que a Polícia Federal está com o caso em suas mãos, para que tome as medidas necessárias. Na verdade, toda uma investigação digital deverá acontecer por parte da PF, para que possam rastrear os responsáveis e efetuar a prisão dos mesmos.

O que esperar no futuro?

Com o ataque ao ConecteSUS, muitas pessoas ficaram receosos com a integridade de suas informações. Mas, saiba que essa é a primeira vez em dois anos que o aplicativo sai do ar, ou que é vítima de um ataque malicioso bem sucedido. Tal experiência servirá como base para o Governo Federal, para que possam se proteger ainda mais contra tais invasões.

Pois descobrindo como o ataque ocorreu, poderão fazer um upgrade em suas proteções. Na verdade, isso inclusive é algo que deverá acontecer no futuro próximo com todas as plataformas do Governo Federal, e não apenas o APP que identifica vacinas e outras informações de saúde.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui