terça-feira, maio 17, 2022

Conheça esses benefícios do INSS que pouca gente sabe que existem

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das entidades mais importantes do Governo Federal. E além disso, é também uma das empresas que mais oferecem benefícios para seus contribuintes. Desde pensionatos, aposentadorias, e muitos outros tipos diferentes de projetos que são pagos. Mas, claro, lembre-se que é necessário ser um contribuinte da previdência social para poder gozar dos mesmos.

E isso é válido para contribuintes que são autônomos, e também para os que são registrados em carteira, e que são descontados em suas folhas salariais. Mas, existem alguns benefícios que também são oferecidos pela empresa, e que poucas pessoas conhecem.

inss
Conheça esses benefícios do INSS que pouca gente sabe que existem

Programas sociais pouco populares do INSS

Atualmente, existem três programas sociais que são criados pelo INSS, que poucas pessoas conhecem. Abaixo, estaremos listando os mesmos, e o que eles representam:

  1. Primeiramente, temos o caso do salário-maternidade para mulheres que sofreram de aborto. Disso, é pago um valor para as mesmas na casa de um salário mínimo. E o período a ser cumprido pela empresa é de 120 dias corridos, determinados por lei
  2. Posteriormente, há também um adicional de 25% no valor total da aposentadoria por invalidez do INSS. Nesse caso, é especificado que só pode ser solicitado por aqueles que precisem de cuidados permanentes de outra pessoa. Como por exemplo, enfermeiros ou até mesmo cuidadores
  3. E por fim, temos também o auxílio doença em caso de cirurgia plástica. Esse caso é muito específico, e muitas das pessoas confundem as condições. Poderão participar somente aqueles que tenham passado por alguma reparação estética e que precisem ficar em repouso. Mas, somente em casos graves que a levaram a fazer tal procedimento. Como por exemplo terem tido alguma deformidade física, em casos de incêndio, ou outros acidentes do tipo. Procedimentos puramente estéticos sem gravidades não serão considerados

Como solicitar os benefícios

Caso você tenha interesse em solicitar os benefícios da entidade do Governo Federal, o procedimento é bem simples e uniforme, para qualquer tipo. Primeiramente, você precisa verificar qual meio de comunicação utilizará para falar com eles. Atualmente, existem diversos modos, sendo que o primeiro é pelo Meu INSS, que está disponível em site, ou até mesmo aplicativo para aparelho celular. Esse está disponível em sistemas operacionais Android e iPhones. Além disso, pode falar com eles pela central de atendimento, no número 135. Lembrando que nesse caso, é necessário cumprir o horário de atendimento, que é puramente comercial.

Ou seja, ele funciona de segunda-feira à sexta-feira, de 9h às 18h. Se preferir, ainda pode se direcionar presencialmente até uma agência do INSS. Outra grande informação que você precisa saber é que dependendo do tipo de benefício que solicitar para a entidade, precisará passar por uma perícia médica. Esses são mais em situações de receber programas sociais por conta de invalidez ou doenças. Disso, os exames ou apresentações de laudos médicos se tornam necessários. Até para evitar casos de recebimentos fraudulentos por parte dos participantes. E quem não entregar os mesmos, ou se negar a participar, terá os benefícios suspensos automaticamente, ou até mesmo negados, se for a primeira solicitação.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui