segunda-feira, maio 13, 2024

Conheça os 10 cursos com maior procura no SISU e PROUNI

Cada reta final e começo de um novo ano são muito difíceis para os estudantes brasileiros. Isso porque, aqueles que estão concluindo o ensino médio sempre se encontram em um dilema. Esse é o de escolher ou não ingressar em uma instituição de ensino superior, e mais, o que estudar em cada faculdade.

Disso, algumas saídas proporcionadas pelo Governo Federal são os programas educacionais que oferecem para cada um. Os mesmos variam entre o FIES, SISU e PROUNI. E cada um deles oferece algo diferente, sempre com base no teste mais importante do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

sisu e prouni
Conheça os 10 cursos com maior procura no SISU e PROUNI

O que é o SISU e PROUNI

Ao pé da letra, o SISU e PROUNI são dois dos programas educacionais mais populares em todo o Brasil. Ambos são geridos pelo Ministério da Educação, com uma única proposta: a de facilitar o ingresso de estudantes em faculdades. Tudo por meio de bolsas de estudo, que são geradas com base nas melhores notas do ENEM.

Disso, o SISU premia os principais resultados para escolas públicas, sejam elas faculdades estaduais ou até mesmo federais. E disso, temos o PROUNi, que premia os melhores desempenhos para aqueles que escolheram escolas particulares, ou seja, as pagas.

Cursos mais procurados do SISU e PROUNi

Vale a pena lembrar que, anualmente, sempre existem aqueles cursos que possuem as maiores notas de cortes. Até porque, são os mais populares entre os participantes, e que requerem as maiores notas. Confira abaixo uma pequena pesquisa que fizemos com as dez opções mais populares para o SISU e PROUNI:

  1. Primeiramente, medicina tem uma nota de corte de 744,8 pontos
  2. Posteriormente, odontologia tem uma nota de corte de 702,3 pontos
  3. Disso, direito tem um corte de 686,4 pontos
  4. Biomedicina, com um corte de 676,8 e relações internacionais, com notas de 663, vêm na sequência
  5. Na sequência, temos engenharia mecatrônica, com notas de corte a partir dos 657,2 pontos, e arquitetura, com um corte de 666,4 pontos
  6. A engenharia química vem na sequência, com um corte de até 650,7 pontos. A fisioterapia segue a lista, com 664,9 pontos
  7. E por fim, temos a engenharia da computação, com uma nota de corte de 642,20. Lembrando que esses são números oficiais do SISU e PROUNI. Mas, alguma universidade pode acabar tendo uma pequena variação, portanto, verifique isso com antecedência com a escola de sua preferência

Listas de espera

Algo muito comum que vale a pena ser citado é que existem sempre listas de espera envolvendo o SISU e PROUNI, e também o FIES. Isso porque, são tantos jovens que desejam estudar e que se inscrevem para o ENEM, que as vagas acabam sendo preenchidas de maneira muito veloz.

E assim, as maiores notas que ficarem de fora das salas de aula vão ganhando prioridade nessa lista de espera. Desse modo, se alguém na frente, que já está com a vaga garantida desistir, o primeiro nome da lista toma sua posição. E isso até que de fato todas as matrículas sejam efetuadas, e não sobre mais nenhuma vaga.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui