Cada reta final e começo de um novo ano são muito difíceis para os estudantes brasileiros. Isso porque, aqueles que estão concluindo o ensino médio sempre se encontram em um dilema. Esse é o de escolher ou não ingressar em uma instituição de ensino superior, e mais, o que estudar em cada faculdade.
Disso, algumas saídas proporcionadas pelo Governo Federal são os programas educacionais que oferecem para cada um. Os mesmos variam entre o FIES, SISU e PROUNI. E cada um deles oferece algo diferente, sempre com base no teste mais importante do país: o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
O que é o SISU e PROUNI
Ao pé da letra, o SISU e PROUNI são dois dos programas educacionais mais populares em todo o Brasil. Ambos são geridos pelo Ministério da Educação, com uma única proposta: a de facilitar o ingresso de estudantes em faculdades. Tudo por meio de bolsas de estudo, que são geradas com base nas melhores notas do ENEM.
Disso, o SISU premia os principais resultados para escolas públicas, sejam elas faculdades estaduais ou até mesmo federais. E disso, temos o PROUNi, que premia os melhores desempenhos para aqueles que escolheram escolas particulares, ou seja, as pagas.
Cursos mais procurados do SISU e PROUNi
Vale a pena lembrar que, anualmente, sempre existem aqueles cursos que possuem as maiores notas de cortes. Até porque, são os mais populares entre os participantes, e que requerem as maiores notas. Confira abaixo uma pequena pesquisa que fizemos com as dez opções mais populares para o SISU e PROUNI:
- Primeiramente, medicina tem uma nota de corte de 744,8 pontos
- Posteriormente, odontologia tem uma nota de corte de 702,3 pontos
- Disso, direito tem um corte de 686,4 pontos
- Biomedicina, com um corte de 676,8 e relações internacionais, com notas de 663, vêm na sequência
- Na sequência, temos engenharia mecatrônica, com notas de corte a partir dos 657,2 pontos, e arquitetura, com um corte de 666,4 pontos
- A engenharia química vem na sequência, com um corte de até 650,7 pontos. A fisioterapia segue a lista, com 664,9 pontos
- E por fim, temos a engenharia da computação, com uma nota de corte de 642,20. Lembrando que esses são números oficiais do SISU e PROUNI. Mas, alguma universidade pode acabar tendo uma pequena variação, portanto, verifique isso com antecedência com a escola de sua preferência
Listas de espera
Algo muito comum que vale a pena ser citado é que existem sempre listas de espera envolvendo o SISU e PROUNI, e também o FIES. Isso porque, são tantos jovens que desejam estudar e que se inscrevem para o ENEM, que as vagas acabam sendo preenchidas de maneira muito veloz.
E assim, as maiores notas que ficarem de fora das salas de aula vão ganhando prioridade nessa lista de espera. Desse modo, se alguém na frente, que já está com a vaga garantida desistir, o primeiro nome da lista toma sua posição. E isso até que de fato todas as matrículas sejam efetuadas, e não sobre mais nenhuma vaga.