sexta-feira, dezembro 3, 2021

Consulta INSS pelo CPF: Saiba como realizar o procedimento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos benefícios para a população. Desde que, claro, os beneficiários sejam contribuintes da previdência social.

E tais programas variam desde as diversas aposentadorias que são oferecidas, até mesmo a pensionatos. Disso, muitas pessoas acabam tendo dúvida de como podem verificar seus dados ou situações na empresa. Saiba que um dos métodos é utilizar a consulta INSS pelo CPF, se tornando muito mais fácil e rápido. E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

Consulta INSS pelo CPF

Consulta INSS pelo CPF: a plataforma

Na verdade, efetuar a consulta INSS pelo CPF já é algo possível há mais de uma década. Desde 2009, o Instituto Nacional do Seguro Social criou uma plataforma digital para agilizar e facilitar o acesso a todos os benefícios. Esta é o Meu INSS, que existe por meio do site oficial da empresa, no navegador, ou até mesmo pelo aplicativo, para baixar em seu aparelho celular.

Lembrando que ambos sistemas operacionais como Android e iOS suportam o app. Geralmente, há um código que é enviado junto com a carta de concessão ao segurado. E por meio deste, pode efetuar a consulta. Entretanto, caso não tenha este número, ainda pode efetuar a pesquisa por meio de seu documento.

Consulta INSS pelo CPF: como fazer a pesquisa?

Se você deseja efetuar a consulta INSS pelo CPF, o procedimento é bastante simples. Para isso, separamos abaixo um passo a passo com todas as instruções. Siga:

  1. Primeiramente, deverá entrar no site oficial da Previdência Social. Disso, posteriormente, clique na guia do INSS, que está na parte superior da página
  2. Disso, no menu da esquerda, terá a alternativa de consulta de situação de benefício. Então, clique em acompanhar pedido, para ser encaminhado até o endereço do Meu INSS
  3. Feito isso, aperte entrar, na tela inicial. Agora, lhe será solicitado o seu número de CPF. Digite e clique em avançar. Insira uma senha para seu cadastro, e clique em entrar
  4. Então, terá que autorizar o uso de seus dados pessoais. Disso, já logado na plataforma, poderá verificar toda a lista de serviços disponíveis. Aperte em extrato de pagamento para fazer a consulta INSS pelo CPF
  5. Disso, aparecerá seu benefício, os valores do mesmo, e quando este lhe será pago pela entidade do Governo Federal

Consulta pelo telefone também é possível

Caso você não queira utilizar a internet para efetuar a consulta INSS pelo CPF, saiba que isso é possível. Para tal, pode entrar com a entidade do Governo Federal por meio de sua central de atendimento, no telefone. O número deles é o 135. E assim que efetuar sua ligação, terá que informar o seu CPF, além de outros dados cadastrais.

Estas confirmações são feitas para proteger todos as suas informações, principalmente financeiras. Saiba que o custo da ligação não é gratuito. Mas, também não é de um valor extremamente elevado. Na verdade, é equivalente a uma ligação local, se for efetuada pelo celular. Agora a gratuidade é atingida quando você conseguisse telefonar por um telefone fixo ou por um público.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui