sábado, julho 24, 2021

Consulta PIS 2021: Como saber se você tem direito ao benefício

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são dois benefícios do Brasil. Ambos foram criados para trabalhadores e ex-funcionários sob o regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Por conta da pandemia do Covid-19, entretanto, o recebimento para este ano está um pouco complicado.

Isso porque, o Governo Federal precisou adiar o recebimento de quem tinha a quantia disponível no segundo semestre deste ano, para apenas 2022. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais sobre como você pode fazer sua consulta PIS 2021.

consulta pis 2021

Canais disponíveis para fazer sua consulta PIS 2021

Caso você queira fazer sua consulta PIS 2021, saiba que existem três caminhos diferentes para tal. Lembrando que o PIS é administrado e pago pela Caixa Econômica Federal, enquanto que o PASEP é pelo Banco do Brasil. Para a Caixa, pode se consultar por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, primeiramente.

Posteriormente, há também o atendimento na central, no Caixa ao Cidadão, no número 0800-726-0207. E por fim, para quem quer fazer isso de maneira digital, é possível procurar as informações no site caixa.gov.br/abonosalarial. Para o PASEP, os recursos ficam disponíveis para saque por cinco anos. Já contando o encerramento do exercício.

Quem pode fazer a consulta PIS 2021

Se você quer saber quem tem direito e quem pode fazer a consulta PIS 2021, é bastante simples. O benefício é um abono salarial para todos os trabalhadores com carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos. Sem falar que os mesmos também precisam estar inscritos no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Sem falar que tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano base. Também é preciso que todos os dados do funcionário tenham sido informados corretamente pela empresa contratante. No caso, a mesma deve preencher a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou o e-Social, e entregar para o governo.

Consulta PIS 2021: porque o benefício foi adiado?

Para quem tem dúvidas sobre o porquê o benefício foi adiado, durante sua consulta PIS 2021, o motivo é bastante simples. Por conta da pandemia do Covid-19, o Governo Federal está tendo que criar diversos programas sociais diferentes. E com isso, estão tendo que retirar diversas verbas gigantescas dos cofres públicos. Adiar o recebimento do benefício para quem receberia neste segundo semestre é uma atitude a fim de evitar o cancelamento do mesmo. Pois neste caso, ao prorrogar o prazo, o governo tem mais de nove meses para conseguir todo o dinheiro do projeto.

E além disso, também dirá de o caminho ter que arcar com uma quantia grande para a metade do ano. O que pode significar que novos programas sociais poderão ser criados pela entidade federal. O próprio Bolsa Família, por exemplo, tem uma reforma prevista para acontecer após o fim do pagamento do auxílio emergencial. Isso foi uma informação divulgada pelo Ministério da Economia. Visando claro um aumento considerável na quantia que é paga para seus beneficiários. Justamente porque alguns ministros entendem que o valor que é oferecido hoje não é suficiente para garantir alguém durante uma fase emergencial.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui