terça-feira, abril 6, 2021

Consulta saldo FGTS: Como consultar o fundo após mudanças da Caixa

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um dos diversos benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Por meio do mesmo, todo mês é investida uma porcentagem de 8% do salário do funcionário para uma reserva em dinheiro ao mesmo. Este deve ser depositado todos os meses, pela empresa contratante.

Sem falar que a companhia não pode descontar isso de seu valor em folha salarial. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais como fazer sua consulta saldo do FGTS. E também, qual é o valor do benefício que você poderá estar efetuando o saque.

consulta saldo fgts

Consulta saldo do FGTS: quem pode participar

Antes de fazer sua consulta saldo do FGTS, é aconselhado que saiba para quem o benefício é direcionado. No caso, apenas poderão gozar do programa social trabalhadores que foram demitidos sem motivo de justa causa. Isso sem falar naqueles que possuem conta ativa do emprego atual, ou inativa, de empregos anteriores.

Lembrando que o funcionário não precisa fazer nenhuma solicitação. O dinheiro é depositado em sua conta de trabalhador da Caixa Econômica Federal, mensalmente, pelo empregador. Isso está previsto por lei, nas normas das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, tenha ciência de que isso é um direito seu.

Confira também: Seguro-desemprego 2021: Confira quais as regras para receber

Opções para fazer sua consulta saldo do FGTS

Existem diversos caminhos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal para que possa fazer sua consulta saldo do FGTS. Na verdade, para quem não sabe, a Caixa é a principal instituição bancária do Governo Federal.

E é ela quem costuma administrar todos os pagamentos e programas sociais que são criados. Recentemente, até desenvolveu um aplicativo para unificar todos os benefícios possíveis.

Abaixo, estaremos falando um pouco mais sobre quais são os métodos que você tem para poder verificar seus dados. Siga:

  1. Primeiramente, o modo mais simples de fazer sua consulta saldo do FGTS é por meio do site oficial da Caixa Econômica Federal. Basta ter seu NIS, CPF ou e-mail cadastrado na plataforma. Caso ainda não tenha, poderá efetuar seu registro na hora, sem grandes dificuldades
  2. Posteriormente, o aplicativo FGTS também pode ser utilizado para tal. Basta acessar a Play Store ou App Store de seu aplicativo celular e efetuar o download do mesmo. Também é necessário seu NIS, CPF ou e-mail cadastrado
  3. O internet banking da Caixa também permite tais consultas
  4. E por fim, ainda tem a opção de falar com eles por meio de um contato telefônico. Para tal, pode telefonar no número 111, digitando a opção 2

O valor máximo permitido

Na hora de efetuar sua consulta saldo do FGTS, a principal preocupação dos beneficiários é saber o quanto tem a receber do Governo Federal. Na verdade, saiba aqui que o valor máximo do benefício é o de R$ 1.045,00. Independentemente se recebe mais do que um salário mínimo. Você não conseguirá sacar um valor superior a este.

Portanto, tenha ciência disso na hora que for efetuar sua transação. É possível conseguir o valor por meio do aplicativo Caixa TEM. Ou então, se preferir, ainda pode comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal, e sacar o dinheiro em um caixa eletrônico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui