quinta-feira, setembro 16, 2021

Convocação da Lista de espera FIES é prorrogada; veja novo prazo

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um dos principais programas educacionais do Brasil. O mesmo tem como principal objetivo ajudar estudantes que concluíram o ensino médio a ingressarem em instuições de ensino superior.

Desde que estas sejam particulares, até porque, o projeto cria financiamentos integrais e parciais dos cursos. Fazendo com que os interessados só precisem pagar o mesmo quando se formarem, ou em caso de desistirem do curso. Lembrando também que o programa ainda utiliza as notas do ENEM como corte, para garantir as primeiras vagas, e até mesmo descontos únicos nos financiamentos.

Prazo da lista de espera do FIES é prorrogado

Originalmente, o FIES estava com o prazo da lista de espera FIES previsto para se encerrar no último dia de agosto. Mais precisamente, no dia 31. Entretanto, o Ministério da Educação, que é a entidade responsável por administrar o programa, anunciou que tal lista foi prorrogada até o dia 17 de setembro.

fies
Convocação da Lista de espera FIES é prorrogada; veja novo prazo

Isso para dar uma maior oportunidade a todos aqueles que ainda não conseguiram obter suas vagas dentro das instituições. Dando assim mais duas semanas para que possam solicitar sua presença dentro da sala de aula, no lugar daquele que acabou desistindo da vaga.

Como confirmar sua vaga no programa

Caso você tenha interesse em firmar sua vaga no FIES, e está na lista de espera, o procedimento é bastante simples. Para tal, primeiramente, deve ficar atento as convocações no site oficial da entidade. Estas podem ser vistas no endereço eletrônico https://sisfiesportal.mec.gov.br/. Disso, terá que efetuar o login na plataforma utilizando seus dados gov.br. Estes foram os mesmos que você utilizou na hora que se cadastro para concorrer a uma das vagas do projeto. Quem for selecionado na lista de espera precisará completar as informações em até três dias uteis. Isso na própria página do financiamento.

Depois complementar seus dados na inscrição FIES, os candidatos pré-selecionados no FIES precisarão entrar em contato com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Isso para poder entregar seus documentos para a validação. Disso, a entidade deverá efetuar a validação dos dados, dando um prazo de 10 dias para que os alunos procurem o banco parceiro do projeto. Isso para poder firmar o contrato do financiamento. A partir disso, já poderá efetuar sua matrícula na instituição de ensino superior normalmente. Basta entrar em contato com a mesma com todos os documentos do projeto em suas mãos.

O que é o P-FIES

Lembrando que o FIES 2021 é muito diferente do P-FIES, pelo menos em termos de quem pode solicitar o projeto. O primeiro é administrado diretamente pelo Ministério da Educação, e disso, só aceita pessoas que possuem uma renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos. Já a segunda alternativa é destinada para aqueles quiserem fazer o financiamento diretamente com instituições bancárias.

Nestes casos, o limite é de cinco salários mínimos por mês. Mas, saiba também que as condições do financiamento são de diferentes, e pode sofrer com juros maiores do que os que são providenciados pelo MEC. Consulte-se com seu banco de preferência com antecedência, antes de firmar qualquer coisa.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui