quinta-feira, setembro 23, 2021

Correção do FGTS: Saiba quanto você pode receber

A correção do FGTS tem sido um dos assuntos mais discutidos, referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Isso porque, o Supremo Tribunal Federal (STF) estava previsto para decidir o julgamento desta movimentação ainda no dia 13 de maio. Entretanto, o assunto acabou sendo retirado da pauta de votação.

E disso, os trabalhadores, junto com seus advogados, seguem aguardando o posicionamento a respeito de uma nova data, para tratar do assunto. De qualquer maneira, neste artigo, falaremos mais a respeito do assunto. Principalmente quem pode solicitar tal reajuste, e como calcular o novo valor que você poderá receber com isso.

Correção do FGTS

Como calcular sua correção do FGTS

Caso você deseje calcular sua correção do FGTS, é bastante simples. Saiba que existem algumas contas a serem seguidas, para tal. Além de também, algumas plataformas que já oferecem sistemas prontos, só bastando digitar seus dados. Abaixo, vamos separar todos estes dados para você:

  1. Primeiramente, deverá pegar o valor de 8% de seu salário recebido todo o mês, durante o tempo no qual trabalhou
  2. Posteriormente, disso, terá que somar 3% de juros do próprio FGTS
  3. E por fim, utilizar a atualização de dinheiro com base na taxa de referência, como por exemplo, o INPC ou o IPCA

Além disso, há também outras duas plataformas nas quais você poderá verificar sua correção do FGTS. A primeira delas, totalmente gratuita, é a LOIT FGTS, acessada no https://www.fgts.loitlegal.com.br. Disso, basta se cadastrar na plataforma e anexar seus extratos da Caixa Econômica Federal. Com isso, todos os dados lhe serão enviados automaticamente. Ou então, pode solicitar no Juizado Especial Federal de sua região, por meio da ELI FGTS. O endereço eletrônico é o https://www.fgts.elibot.com.br. Entretanto, ele só pode ser acessado por advogados e por contadores que querem auxiliar seus clientes com isso.

Quando a correção do FGTS acontecerá?

Ainda não sabemos quando acontecerá a correção do FGTS. Isso porque, era para o ofício ter começado a ser julgado em 13 de maio. Entretanto, por conta da prorrogação do Supremo Tribunal Federal, uma nova data ainda não foi definida.

A expectativa é de que o assunto seja concluído até o fim do ano, porém, sem um dia pré-determinado. Até porque, o Governo Federal ainda se preocupa com o pagamento de outros benefícios, além da criação de outros programas sociais, principalmente por conta da pandemia do Covid-19, que segue afetando negativamente diversas família brasileiras.

Novos programas sendo criados

Além da correção do FGTS, o Governo Federal também está estudando a criação e manutenção de alguns programas sociais. Como por exemplo o auxílio emergencial e a antecipação do 13º salário do INSS, que retornaram para este ano. Além disso, o próprio auxílio poderá ser prorrogado até o fim do ano, para o mês de dezembro.

Tudo por conta da pandemia do Covid-19. Sem falar ainda que o Bolsa Família está próximo de passar por uma reforma. Atualmente o valor pago para os beneficiários é de R$ 192,00. Entretanto, o governo deseja aumentar este valor para pelo menos R$ 250,00, para dar um maior amparo financeiro ao povo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui