sexta-feira, junho 18, 2021

Corte no BPC: Saiba quais motivos levam o INSS a cancelar seu benefício

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um dos principais benefícios do Brasil. O mesmo é inteiramente destinado para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar de ajudar milhares de famílias brasileiras todos os anos, também é um programa bastante rígido.

Este no caso conta com diversas exigências e pré-requisitos para que não apenas possa se inscrever, mas como também possa seguir recebendo sua quantia. Pensando nisso, neste artigo estaremos falando um pouco mais a respeito do corte no BPC. Desde o que pode te levar a ter seu benefício suspenso, e o que pode fazer se isso acontecer com você.

corte no BPC

Corte no BPC: quando acontece?

Muitas pessoas acabaram perdendo seu benefício sem saber o que de fato havia acontecido. Pois bem, o corte no BPC hoje só pode acontecer por um único problema: o de desatualização cadastral. Durante todos os anos, a autarquia exige que os segurados atualizem seus dados cadastrais.

E destes, o principal é apresentar todas as informações da faixa de renda mensal de seu núcleo familiar. Até para poder justificar que você é uma pessoa que está em uma situação financeira ruim, e que por isso necessita do recebimento do benefício, para poder sobreviver.

Leia mais: Seguro desemprego 2021: Como funciona o cálculo do valor

Corte no BPC: o que é o benefício

Antes de dar mais informações a respeito do corte no BPC, você sabe exatamente como funciona este benefício? Na verdade, o mesmo é regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). E disso, e pago a milhares de brasileiros, todos os anos. Mas, claro, é necessário que estes tenham algum problema de saúde.

E disso, que também estejam dentro dos requisitos para serem listados na condição de vulnerabilidade social. Ter uma renda mínima, que não seja suficiente para o seu próprio sustento, além do de sua família, também é necessário. No próximo parágrafo, estaremos falando um pouco mais de todas as exigências para participar do projeto.

Confira essa notícia de última hora: Programa Gigantes do Asfalto: Saiba o que são as novas medidas

Corte no BPC: quem pode participar?

Para não correr riscos de ter um corte no BPC, aconselhamos sempre que você saiba quem pode participar do programa. No caso, separamos abaixo todos aqueles que estão inclusos. Siga:

  1. Primeiramente, é necessário ter uma renda inferior a um quarto do salário mínimo vigente, por uma pessoa do grupo familiar
  2. Posteriormente, não é permitido que receba qualquer outro benefício do INSS. Como por exemplo, pensão por morte, auxílio doença, auxílio reclusão, aposentadorias, entre outros
  3. É preciso também estar inscrito no CadÚnico, uma plataforma do Governo Federal, utilizado para analisar o perfil das pessoas
  4. E por fim, para quem tem deficiência, é necessário comprovar sua incapacidade por meio de uma perícia médica do INSS.

Valor do benefício

Para quem não sofre com o corte no BPC, saiba que existe um valor fixo a ser pago no benefício. E este indefere de sua classe social ou de qual deficiência você tem. No caso, eles são feitos igualmente para todos, no valor de um salário mínimo.

Este, atualmente, corresponde a R$ 1.100,00. E o melhor de tudo é que esta quantia é paga mensalmente, durante o período no qual você está ativo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui