O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um dos principais documentos utilizados no Brasil. O mesmo serve como um registro geral da população brasileira, para o Governo Federal. Até porque, seus dados são armazenados para a Secretaria da Receita Federal do país. Disso, também serve para armazenar as informações dos cidadãos, e sua legalidade no país.
Principalmente com relação a eleições, dívidas, inscrições, e muitos outros aspectos. E, recentemente, por conta da pandemia do Covid-19, é possível gerar o CPF Digital. Este é uma boa alternativa para quem está sendo o documento físico, podendo apresentar esta versão caso lhe seja solicitado.
Como gerar o CPF Digital?
Caso você tenha interesse em utilizar o documento online, é bastante simples. Primeiramente, terá que baixar o aplicativo do CPF Digital em seu aparelho celular. Lembrando que o mesmo está disponível tanto para sistemas operacionais Android, quanto também para iPhones. Disso, uma vez feita a instalação do APP, o cidadão em questão precisa informar o número de seu CPF na tela inicial. E então, seguir preenchendo com todas as informações pessoais que lhe for solicitada. Não se preocupe, porque as informações que forem preenchidas aqui são totalmente seguras, e não será vazado. Disso, também precisará gerar um código PIN de 4 dígitos, para a sua segurança no próprio aplicativo.
Feito este passo, basta acessar a plataforma para ter acesso ao CPF Digital. Agora vale a pena informar também que o cartão físico, de plástico, já não é mais gerado para a população. Nem mesmo por meio de Poupa Tempo ou da Receita Federal. Agora, todos os comprovantes de inscrições são feitos pela internet, podendo ser impressos pelos cidadãos. O mesmo também deve ser mantido de maneira digital em seu aplicativo para celular. Mas, lembre-se sempre de ter bateria no mesmo, caso seja abordado por alguma autoridade policial. Pois, desta maneira, não ficará sem os seus dados disponíveis, caso necessário.
Serviços do CPF Digital
Vale a pena lembrar que o aplicativo do CPF Digital não é apenas mostrar o documento de cada pessoa. Na verdade, o APP também conta com algumas outras funções, que são muito úteis para os usuários. Como por exemplo:
- Primeiramente, o cidadão envolvido pode consultar a situação cadastral de seu CPF
- Posteriormente, o cidadão em questão pode também emitir um comprovante de sua situação cadastral
- Disso, o cidadão envolvido pode consultar todas as informações que constam em seu CPF
- E por fim, é possível também confirmar toda a autenticidade de comprovantes do seu CPF
Continue acompanhando: Consulta ao auxílio emergencial pelo CPF: Como fazer
Como resgatar número de CPF
Se você não se lembra mais de seu número de CPF Digital, e necessita do mesmo, pode entrar em contato diretamente com a Receita Federal. Isso por meio das unidades de atendimento da entidade do Governo Federal. No caso, é necessário levar também os seguintes documentos:
- Primeiramente, um documento de identificação com foto seu e de seu representante legal, caso necessário
- Disso, documentos que comprovem a representação, como procuração termo de curatela, tutela, ou até mesmo um termo de compromisso de inventariante. Este vale apenas para quando o pedido for feito por terceiros
- E por fim, em caso de pessoas falecidas, apresentar a certidão de óbito