sexta-feira, agosto 12, 2022

CPF na nota pode aumentar Score? Confira se é verdade

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um dos documentos pessoais mais importantes em todo o Brasil. Isso porque, o mesmo serve para ajudar o Governo Federal a verificar a quantidade de pessoas que estão morando no Brasil, principalmente. E para empresas financeiras, como bancos e crediários, também tem um grande peso.

Até porque, por meio do mesmo, é possível verificar toda a situação econômica da pessoa. Principalmente se ela possui alguma pendência financeira ou não. E disso, uma das plataformas disponíveis para tal é do SERASA, que é o principal órgão regulamentador desse setor, e que tem acesso a todos os dados.

Score pode ser consultado por CPF

Para saber se você é um bom credor e que poderá pagar suas pendências financeiras no futuro, muitas empresas costumam consultar o Score do SERASA, com base no seu CPF. Mas afinal, o que é isso?

cpf
CPF na nota pode aumentar Score? Confira se é verdade

O Score nada mais é do que uma pequena avaliação feita em seu nome, com todas as pendências financeiras que você, se tiver alguma, e como você tem lidado com o pagamento delas. Quanto mais em dia e com menos dívidas tiver, maior será a sua nota. E quanto mais inadimplente tiver, menor será o resultado.

CPF na nota pode interferir no Score?

E disso, tem surgido um rumor recente que o CPF na nota, na hora de finaliza qualquer compra, pode impactar no Score do SERASA. Saiba que, infelizmente, isso é apenas um mito, e que não é verdade.

Não há nada que inclua o registro do documento na nota fiscal de uma compra como um fator para aumentar o cálculo do seu score. Isso para órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, existem sim algumas atitudes que podem ser feitas pelo consumidor que possam aumentar a sua nota no Score. Mas, nenhuma delas está relacionada de fato com o documento na nota fiscal, de certo.

Como melhorar seu Score com o CPF?

Caso você tenha dúvidas de como pode melhorar o Score do seu CPF, é muito simples. Na verdade, o próprio SERASA já publicou algumas recomendações com relação a tal. Ao todo, são quatro dicas muito simples. Acompanhe abaixo as mesmas:

  1. Primeiramente, você honrar com as suas dívidas mensais e até mesmo futuras que pretende fazer é de longe o que causa maior peso no Score. Disso, mantenha sempre faturas de luz, água, aluguel e internet em dia, por exemplo
  2. Posteriormente, limpe o seu nome e renegocie todas suas dívidas. Até porque, débitos que sejam registrados em seu CPF prejudicam a sua pontuação na plataforma. Uma alternativa é consultar todas as ofertas disponíveis no SERASA Limpa Nome
  3. Disso, tenha mais contas em seu nome. Quando você registra faturas em seu nome, é visto como um consumidor, e disso, se honrar tais pendências e pagá-las sempre em dia, pode se tornar um bom pagador
  4. E por fim, uma outra boa dica é não comprar as coisas a vista. Claro que efetuar a quitação de compras a vista é mais vantajoso para organizações e não arrumar pendências financeiras. Entretanto, com isso, lembre-se que se você fizer compras a longo prazo, aumenta também o monitoramento de órgãos responsáveis, em relação a seu comportamento com dívidas
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui