quinta-feira, setembro 16, 2021

DATAPREV abre consulta para 6º e 7º lotes do auxílio emergencial

O auxílio emergencial é um dos principais benefícios do Brasil na atualidade. O mesmo é pago para boa parte da população brasileira, que foi afetada pela pandemia do Covid-19. Na verdade, o programa social foi criado em 2020 exatamente por isso. Para amparar quem perdeu seu emprego, teve jornada de trabalho modificada ou até mesmo que foi forçada a fechar seu comércio.

E, originalmente, o projeto deveria ter sido pago em apenas quatro parcelas, neste ano de 2021. Mas, o Governo Federal optou por prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses. E agora, é possível efetuar a consulta referente a sexta e sétima parcela.

Como consultar o auxílio emergencial?

Antes de mais nada, vale a pena citar o Dataprev aqui neste artigo. Até porque, esta é a empresa do Governo Federal responsável por analisar o perfil de todos aqueles que se inscreveram no auxílio emergencial. E disso, é esta entidade quem está fazendo todos os filtros e eliminações. E para verificar se seu nome não está entre os excluídos, e que seguirá recebendo, é muito simples. Acesse o site oficial no https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/. Então, terá que digitar o seu CPF, e o seu nome completo também. Feito isso, lhe será solicitado sua data de nascimento, e também o nome de sua mãe.

auxílio emergencial
DATAPREV abre consulta para 6º e 7º lotes do auxílio emergencial

Caso não saiba quem é sua mãe, não se preocupe, pois existe a opção de mãe desconhecida na tela. Basta clicar na caixa. E por fim, feito isso, basta apertar no captcha de não sou um robô e seguir com a pesquisa. Assim que enviar os dados, lhe será dada a resposta de maneira automática na próxima tela. Se estiver tudo em ordem, não precisa se preocupar. Agora caso apareça que o auxílio emergencial foi suspenso, então, você ainda pode efetuar uma contestação, caso ache isso injusto. Neste, terá que escrever o porquê necessita do benefício, e ficará sujeito a nova análise.

Por que auxílio emergencial foi prorrogado?

Com relação a do porque o auxílio emergencial foi prorrogado, os motivos são bastante simples. A primeiro modo, o Governo Federal optou por pagar apenas quatro parcelas do benefício neste ano.

Entretanto, vendo que o quadro de vacinas em todo o Brasil ainda estava lento, acharam melhor aumentar o número de parcelas. Até porque, não daria tempo de toda a população estar imunizada com a primeira dose, e por isso, não poderiam voltar a ter uma vida ativa sem o benefício presente.

Benefício será suspenso em breve

Além disso, vale a pena dizer que o auxílio emergencial também já tem data para ser encerrado. Isso porque, segundo o Governo Federal, o mesmo sairá do ar e será suspenso ao término do pagamento da sétima e última parcela, que está previsto para outubro. E após isso, não deverá ser renovado, nem prorrogado.

A justificativa é de que o governo quer utilizar as verbas que viabilizam o projeto para poder bancar o auxílio Brasil. Que é um benefício novo que vem para substituir o Bolsa Família, já para a reta final deste ano. Aumentando assim o valor a ser pago no benefício, e outras melhorias.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui