A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS 2021) nada mais é do que um documento. O mesmo serve como uma prestação de contas para a Receita Federal. Nela, deverão conter todas as informações econômicas, sociais e fiscais de sua empresa. E ele é destinado exclusivamente para as microempresas e pequenas empresas.
Desde que claro, possuam o regime do Simples Nacional. Então, se este é o caso de sua companhia, saiba que a declaração é obrigatória, até para garantir a regularidade de seus empreendimentos. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.
O que preencher no DEFIS 2021?
Caso esteja em dúvida do que deverá preencher no DEFIS 2021, não se preocupe. Abaixo, listaremos tudo o que é necessário para tal, segundo informações divulgadas pelo Simples Nacional. Siga:
- Primeiramente, deverá informar seus ganhos de capital, além de claro, citar a quantidade de empregados. Desde o início ao fim do período que é abrangido pela declaração.
- Posteriormente, também terá que informar o valor do lucro contábil. Isso claro, se for superior ao limite do que está prescrito no artigo 145 da resolução CGSN nº 140/2018
- Na sequência, terá que preencher as informações sobre a receita de exportação direta. Isso somente se tiver informado no PGDAS
- É preciso também declarar informações sobre a receita de exportação auferidas por meio de um comercial exportador. Para tal, terá que informar o CNPJ desta empresa comercial
- Seguindo o DEFIS 2021, será necessário ainda identificar rendimento dos sócios. Até mesmo se tiver tido rendimentos isentos do imposto de renda
- Deverá também informar o percentual da participação dos sócios no capital social de sua companhia
- E por fim, informar o total de ganhos líquidos. Estes auferidos em operação de renda variável. E se tiver feito, incluir doações para campanhas eleitorais
Veja também: Tarifa Social: Saiba como se inscrever e pagar menos na conta de luz
Prazo do DEFIS 2021 foi prorrogado
Por conta da pandemia do Covid-19, que tem afetado diversas em empresa em nosso país desde março de 2020, o prazo para a declaração do DEFIS 2021 foi prorrogado. Originalmente, para o ano de 2021, todas as companhias tinham até o dia 31 de março para que pudessem enviar seus documentos à entidade do Simples Nacional.
Entretanto, agora, elas podem fazer isso até o último dia deste mês de maio. Sem falar que, segundo o Comitê Gestor do Simples Nacional, ter modificado este período beneficiou mais de 5 milhões de empresas, todas estas que fazem parte dos programas oferecidos pela mesma.
Fique atento: DASN-SIMEI: Prazo para declaração do MEI está chegando ao fim
Onde efetuar sua declaração
Caso tenha interesse em efetuar sua declaração do DEFIS 2021, saiba que a mesma só poderá ser feita por meio do site oficial da Receita Federal. O mesmo ser acessado por meio do link https://www.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/. Lembrando que logo na página inicial existem diversos menus com informações, para te ajudar em todas as possíveis dúvidas que pode ter.
Lembre-se de fazer um cadastro rápido no sistema da Receita, caso ainda não tenha um. Feito isso, já terá acesso à plataforma totalmente liberado. Disso, tenha certeza de que está preenchendo todas as informações corretamente. No caso de preencher informações falsas, poderá ser punido pelo governo.