sexta-feira, dezembro 3, 2021

DETRAN SP: Saiba o que você precisa para renovar sua CNH

O DETRAN SP é a principal entidade de trânsito em todo o estado de São Paulo. O mesmo é responsável por administrar diversos setores diferentes para a população paulista. Como por exemplo, a obtenção da CNH, pagamento de multas, documentações de automóveis, e muito outros pontos.

Disso, tocando no assunto da Carteira Nacional de Habilitação, para efetuar sua renovação, caso já tenha perdido a mesma, é necessário cumprir uma série de requisitos. E claro, principalmente apresentar diversos documentos, que já foram até mesmo divulgados pela entidade. E abaixo, neste artigo, poderá encontrar mais informações a respeito disso.

DETRAN SP cobra taxa pela CNH

Antes de mais nada, é importante saber que o DETRAN SP sempre vai cobrar do cidadão uma taxa no momento em que ele solicitar sua CNH. Seja essa sua primeira via, ou até mesmo a de renovação. Disso, o boleto pode ser pago em qualquer banco credenciado por eles, ou até mesmo em casas lotéricas da Caixa Econômica Federal.

detran sp
DETRAN SP: Saiba o que você precisa para renovar sua CNH

E em casos em que o condutor efetua a solicitação do documento, mas não efetua o pagamento da taxa, então, isso acarreta no impedimento de sua emissão. Caso o mesmo não tenha uma conta nos bancos cadastrados, tudo que ele precisa fazer é informar o CPF em uma lotérica.

DETRAN SP alerta por falta de informações

Além disso, o DETRAN SP também informa que existem até mesmo muitos casos no qual o cidadão efetua o pagamento do serviço de renovação. Ou, até mesmo o da CNH definitiva, e deixa de acessar o portal da entidade do Governo Federal.

Ou então, o aplicativo do Poupatempo, para informar todos os dados solicitados e dar sequência ao processo. Disso, acabam pagando pela taxa e não conseguem retirar sua habilitação, pela falta de informação. Lembre-se que é um processo de diversas etapas, e perder qualquer uma delas pode te atrapalhar muito, ou até mesmo.

Como consultar a CNH pelo DETRAN SP

Se você fez todos os procedimentos corretos, e ainda pagou a taxa para obter a CNH, então, saiba que é possível acompanhar o seu pedido. Primeiramente, basta você acessar o site oficial do DETRAN SP. O mesmo está disponível no endereço eletrônico https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/habilitacao/.

Lembre-se que nesses casos é o Correios quem faz o envio de seu documento. E disso, basta apertar no acompanhamento de serviços de CNH, no site da entidade do Governo Federal. Depois de preencher alguns dados no sistema, aparecerá qual é o status de sua solicitação.

Entidade retoma ações após paralização

Vale a pena dizer que o DETRAN SP retomou todos os prazos para renovação das CNHs vencidas. Estes que foram paralisados ainda em março de 2020, por conta da pandemia do Covid-19. Disso, o cronograma conta com o vencimento entre 1º de março de 2020 até 31 de dezembro de 2022.

E disso, o período para que os motoristas possam renovar seus documentos, ou até mesmo emitirem a vida definitiva, ocorrerá com base no mês de vencimento de sua habilitação. Como por exemplo, os documentos que foram expedidos entre março e abril de 2020, deverão ser renovados até o dia 30 de dezembro de 2021.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui