quarta-feira, maio 12, 2021

Documentos SISU: Confira quais são necessários para realizar a matrícula

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos principais programas estudantis do Brasil. Isso porque, por meio dele, diversos estudantes podem conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior. Mas, vale a pena lembrar que o projeto engloba apenas universidades públicas. Independentemente de elas serem federais ou estaduais.

E também, que graças a este, não é preciso fazer vestibular. Na verdade, ele utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base. Neste artigo, estaremos falando mais a respeito deste assunto. Principalmente como funciona o programa, o processo seletivo, e quais documentos SISU terá que entregar para se matricular.

inscrição sisu

Documentos SISU: quais entregar

Se você deseja saber qual a lista documentos SISU exigida para cada estudante que quer se matricular, não se preocupe. Abaixo, listamos todas elas para facilitar seu acesso à informação. Siga:

  1. Primeiramente, seu documento de identidade original (RG) com foto, e também o CPF
  2. Posteriormente, o certificado de conclusão do Ensino Médio e também seu histórico escolar
  3. Além disso, também é preciso enviar seu título de eleitor, apenas caso seja maior de 18 anos
  4. Para homens, o comprovante de reservista do exército é obrigatório
  5. Por fim, sua certidão nascimento ou casamento, e também, um comprovante de residência atualizado

Documentos SISU: como se inscrever no programa

Além de saber quais documentos SISU entregar, também é necessário que saiba como se inscrever no programa, certo? Pois bem, abaixo também separamos todas as instruções, em um passo a passo simples, para te auxiliar. Siga:

  1. Acesse o site oficial do SISU no https://sisu.mec.gov.br/#/
  2. Depois, aperte em fazer inscrição. Logue com seus dados cadastrados no portal do Governo Federal. Estes são os mesmos que utilizou para se registrar no ENEM
  3. Na tela da minha inscrição, já dentro da plataforma, terá que escolher até dois cursos diferentes. O primeiro é sua principal opção, enquanto que o segundo é a secundária, caso não consiga uma vaga inicial
  4. Feito isso, basta enviar todos os dados no sistema para já estar concorrendo. Será alertado em seu e-mail e telefone registrados da resposta

Lembrando que a fase de matrícula e para providenciar os documentos SISU vai apenas até esta sexta-feira (23 de abril). Passando esta data, começará oficialmente a lista de espera do programa. E disso, quem está aguardando por novas vagas daqueles que foram aprovados e desistiram, poderão começar a se matricular nas faculdades.

Como funciona o SISU

Para quem deseja entender melhor como o SISU funciona, é bastante simples. Na verdade, o programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como média. Disso, as notas de cortes são calculadas a partir desta prova, sem necessidade de fazer vestibulares. Todas as perguntas dos dois dias são consideradas, principalmente a redação.

Você só será considerado caso tenha tirado uma nota superior a 450 pontos, e que não tenha zerado em sua dissertação. Disso, o Ministério da Educação (MEC), junto com as universidades, estabelecerá quais são as notas para que consigam ingressar nos cursos. Lembrando que quanto mais difícil e popular a disciplina, mais difícil será.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui