quinta-feira, setembro 16, 2021

Dose de reforço da vacina começa a ser aplicada em SP

A cada semana que passa, o quadro de vacina em todo o Brasil melhora exponencialmente. Isso porque, mais e mais pessoas têm recebido a imunização contra o Covid-19. E na verdade, o Ministério da Saúde já liberou a distribuição da terceira dose para aqueles que já tomaram as duas primeiras.

Isso claro, desde que já tenham marcado um período de 180 dias com relação a primeira. Na verdade, o estado de São Paulo é um dos primeiros em todo o país que anunciou a distribuição da dose. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto.

vacina
Dose de reforço da vacina começa a ser aplicada em SP

Calendário da terceira dose da vacina

O Governo do Estado de São Paulo já divulgou o calendário oficial para a terceira dose da vacina contra o Covid-19. Confira abaixo os dias corretos:

  1. Primeiramente, para quem tem mais de 90 anos, a data correta vai de 06/09 a 12/09
  2. Posteriormente, para 85 a 89 anos, a vacinação será de 13/09 a 19/09
  3. De 80 a 84 anos, além de imunossuprimidos com mais de 18 anos, poderão se vacinar de 20/09 a 26/09
  4. Quem tem de 70 a 79 anos poderá receber a dose e 27/09 a 03/10
  5. E por fim, quem tem entre 60 a 69 anos, se vacinará de 04/10 a 10/10

Distribuição da vacina entre fabricantes

Existem alguns estudos no Brasil que defendem não apenas a terceira dose da vacina, mas como também relata qual fabricante deverá ser aplicada, em uma determinada situação. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, quem recebeu duas doses da Pfizer, deverá receber a terceira da mesma
  2. Posteriormente, aqueles que receberam duas doses de AstraZeneca, deverão receber uma nova versão desta, a AZD2816. Ou então, poderá ser da mesma que lhe foi aplicada anteriormente, a AZD 1222
  3. E por fim, quem recebeu duas doses da CoronaVac, pode receber um dos quatro imunizantes da Pfizer, AstraZeneca, Janssen ou da própria CoronaVac

Vale a pena destacar que não há nenhum estudo que avalie a aplicação de um reforço da CoronaVac nas pessoas que receberam doses de outros fabricantes. Estas como a Pfizer, a AstraZeneca e a Janssen. Disso, não é recomendado que isso aconteça, e inclusive, este pode ser o caso de diversos idosos que precisam se vacinar no estado de São Paulo. Estas inclusive são algumas das recomendações que foram feitas pelo Ministério da Saúde, na última semana, referente a vacina.

Mais informações

Vale a pena lembrar que o calendário da vacina da terceira dose contra o Covid-19 foi divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo ainda na última semana. Mais precisamente, no dia 1º. E agora, a vacinação começará de maneira oficial nesta segunda-feira (6 de setembro). E mais do que isso, os primeiros a serem vacinados serão idosos com mais de 60 anos e imunossuprimidos acima dos 18 anos.

A expectativa do governador João Dória é de que um público superior a 7,2 milhões de pessoas possa ser beneficiado por esta decisão. E disso, o calendário seguirá para as demais idades, em toda a região. Lembrando que cada estado deverá publicar suas próprias datas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui