segunda-feira, outubro 25, 2021

Empréstimo Caixa TEM proíbe acesso de beneficiários do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições bancárias do Brasil. Na verdade, ela é responsável por administrar e efetuar o pagamento de quase todos os programas sociais elaborados pelo Governo Federal. E disso, desde 2020, por conta da pandemia do Covid-19, acabou desenvolvendo um aplicativo.

Esse é chamado de Caixa TEM, e a princípio, era apenas para administrar o recebimento de benefícios da população. Entretanto, com o passar do tempo, o APP se tornou basicamente um banco digital. E agora, conta com dezenas de serviços diferentes. E o mais novo a entrar no sistema é o empréstimo Caixa TEM.

Empréstimo Caixa TEM não será liberado para Bolsa Família

O empréstimo Caixa TEM foi liberado ainda no começo desta semana, na segunda-feira (27 de setembro). Disso, a linha de crédito será destinada para a classe baixa de todo o Brasil, com algumas limitações de acesso. Estas são bem restritas, como por exemplo, a proibição do grupo do Bolsa Família.

empréstimo caixa tem
Empréstimo Caixa TEM proíbe acesso de beneficiários do Bolsa Família

Ou seja, quem é beneficiário deste programa social, não poderá solicitar um crédito à Caixa Econômica Federal. Tudo porque o Governo Federal acredita que beneficiários deste projeto estão na linha de pobreza ou extrema pobreza. E disso, a possibilidade de um retorno do crédito é extremamente pequena.

Valores do empréstimo Caixa TEM

Na verdade, o empréstimo Caixa TEM está com um orçamento disponível para atender a 100 milhões de brasileiros pelo Caixa Tem, no país. E disso, o valor da linha de crédito que está sendo oferecida também já foi estipulado. O Microcrédito Caixa varia de R$ 300,00 a R$ 1.000,00, por pessoa. Ainda não sabemos se tais quantias podem ser ampliadas. É necessário aguardar um novo comunicado a respeito disso, por parte do banco. Mas, as taxas de juros também já estão definidas, ficando na casa dos 3,99% ao mês. Isso, inclusive, foi aprovado pelo Banco Central.

Apesar disso, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, foi a público ainda nesta semana para falar mais sobre as possibilidades do empréstimo Caixa TEM, no futuro próximo. Segundo o dirigente, a entidade já levantou a possibilidade de elevar o crédito e reduzir os juros da linha de crédito. Mas, isso só deverá acontecer quando o banco fizer um reconhecimento completo sobre a capacidade dos credores de arcarem com suas dívidas. Claro, estas totalmente voltadas ao empréstimo que está sendo promovido pelo banco. Mas, todos as novas mudanças deverão ser anunciadas pela entidade, com antecedência.

Análise cadastral será solicitada

Para poder solicitar o empréstimo Caixa TEM, o Governo Federal já explicou quais serão as especificações. Por exemplo, não ser beneficiário do Bolsa Família é um dos principais requisitos. Disso, a aquisição do crédito só deverá ser aprovada mediante a uma aprovação de sua análise cadastral.

Ou seja, os interessados terão todos os seus dados bancários e financeiros levantados. Como por exemplo quem tem restrições junto ao SPC ou SERASA. E disso, que já tiveram tomado outros financiamentos significativos, capazes de impactar na liberação atual do projeto. Ou seja, mesmo caso tenha seu nome sujo, ainda poderá solicitar o empréstimo, se não tiver a renda comprometida integralmente.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui