segunda-feira, outubro 25, 2021

Empréstimo consignado INSS: Novas regras contra fraudes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma administra todas as contribuições feitas a previdência social e as transforma em benefícios para a população. Disso, beneficiários podem solicitar programas sociais como aposentadorias das mais diversas, pensionatos, e muito mais.

Um dos casos é o empréstimo consignado INSS, que por sinal, tem levado muita dor de cabeça ao governo. Até porque, estavam havendo muitos casos fraudulentos em cima do benefício. E disso, a empresa optou por definir novas regras em cima do mesmo. Tudo para evitar que aposentados e pensionistas tivessem descontos em contracheque de tais empréstimos. Ainda mais se não tiverem solicitado os serviços.

Mudanças no empréstimo consignado INSS

Na verdade, para evitar tais fraudes que estavam sendo realizadas, a entidade publicou uma nova portaria. Essa estabelecendo diversas normas no pedido de bloqueios e desbloqueios do empréstimo consignado INSS. Isso claro, que sejam concedidos por meio do aplicativo Meu INSS, para aparelhos celulares, ou até mesmo no site da entidade. O documento foi lançado ainda no dia 27 de setembro, por meio do Diário Oficial da União (DOU). Disso, segundo as novas regras, um aposentado ou pensionista da empresa só poderá requerer o empréstimo consignado INSS no aplicativo caso tenha algum cadastro mais completo dentro do sistema gov.br.

Empréstimo consignado INSS
Empréstimo consignado INSS: Novas regras contra fraudes

O portal do INSS ainda disponibiliza alguns outros serviços extra somente para aqueles que possuem nível de prata ou ouro, com diversos selos de validação obtidos. Isso permite com que os casos de fraudes nas concessões de benefícios, e solicitações de descontos, acabem quase que por completo. Lembrando que essa ainda é uma medida totalmente nova, e que ainda está sendo validada da melhor forma possível. A verdade é que o governo espera que em um futuro próximo todos estes casos de fraude não existam mais.

Mais informações sobre as mudanças do empréstimo consignado INSS

Vale a pena lembrar que caso você não cumpra com as informações que foram listadas acima, então, sequer poderá solicitar o empréstimo consignado INSS. Quão mais solicitar melhorias e alterações no mesmo.

E caso tenha mais dúvidas sobre o mesmo, a entidade do Governo Federal ainda disponibiliza diversos caminhos oficiais para contato com ela. O primeiro deles é por meio da central de atendimento, no número 135. Disso, ainda é possível contatar a empresa pelo site oficial ou aplicativo para celular, por meio do nome do Meu INSS.

Regra importante

Vale muito a pena também se lembrar de uma regra muito importante referente ao empréstimo consignado INSS. Está previsto por lei que cada beneficiário da entidade do Governo Federal só poderá comprometer uma parcela máxima de seu benefício. Isso para poder pagar as parcelas com desconto automático em seu próprio pagamento.

E tal número equivale a apenas 35% de seu benefício. Mais do que isso é crime. Ainda há uma pequena porcentagem de margem do empréstimo consignado de 5% extra, que é validada para quem usar o cartão de crédito consignado. Entretanto, tal determinação só é válida até o dia 31 de dezembro de 2021. E disso, significa que podemos ter um acréscimo ou decréscimo nestes valores em breve.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui