quinta-feira, setembro 16, 2021

ENCCEJA 2020: Confira o local e horário das provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é uma das principais provas realizadas no Brasil. Até porque, a mesma tem como objetivo ajudar adolescentes e adultos a conseguirem terminar a escola. Seja por meio de apenas um diploma no ensino fundamental, ou até mesmo no ensino médio.

Lembrando que o Ministério da Educação (MEC) é a entidade responsável por administrar o ENCCEJA 2020. Este que inclusive já foi anunciado para o domingo (29 de agosto). Respeitando todas as regras de saúde e distanciamento social, por conta da pandemia do Covid-19. Lembrando que esta é a edição válida por 2020, prorrogada por conta do vírus.

Quem pode participar do ENCCEJA 2020?

Com relação a quem pode participar do ENCCEJA 2020, é bastante simples. Se qualificam para o exame duas classes diferentes. A primeira, relacionada ao ensino fundamental, é necessário que as pessoas tenham mais de 15 anos de idade. Agora com relação ao ensino médio, os participantes precisam ter mais de 18 anos.

ENCCEJA 2020
ENCCEJA 2020: Confira o local e horário das provas

Não é necessária comprovação de renda nem nada do tipo. Até porque, o projeto é focado para ajudar as pessoas a conseguirem uma melhor qualificação educacional. Principalmente por meio da obtenção de seus diplomas, até para que possam, por exemplo, ingressar em algum curso técnico, ou de ensino superior, na sequência.

Disciplinas para as provas do ENCCEJA 2020

O Ministério da Educação divulgou também quais serão as disciplinas a serem estudadas para a prova do ENCCEJA 2020. Isso claro, dividido por qual tipo de ensino. Confira abaixo:

Ensino Fundamental:

  1. Primeiramente, a Prova I será de ciências naturais, enquanto que a Prova II de matemática
  2. Posteriormente, a Prova III será de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação. E por fim, a Prova IV será de história e geografia

Ensino Médio:

  1. A Prova I do ENCCEJA 2020 para o ensino médio contará com ciências da natureza e suas tecnologias. Já a Prova II será de matemática e suas tecnologias
  2. Disso, a Prova III estará repleta de perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias. E por fim, temos a Prova IV, de ciências humanas e suas tecnologias

Vale a pena lembrar que ao todo são 120 perguntas. E que para a edição deste ano, tivemos um total de 1.630.046 pessoas que se inscreveram. Estas para tentarem obter sua certificação. Além disso, destas, 301.438 são direcionadas para o ensino fundamental. Enquanto que 1.328.608 são para o ensino médio

Consulta do endereço

Lembrando que a prova do ENCCEJA 2020 será realizada de maneira presencial. Disso, é necessário verificar em qual local fará os testes. Para tal, primeiramente, acesse o portal oficial do programa, no endereço eletrônico http://portal.mec.gov.br/encceja. Disso, faça o login na plataforma usando seus dados da plataforma gov.br.

Então, na próxima página, terá que inserir seu CPF e senha utilizada. Feito isso, será redirecionado para a página do projeto, na qual aparecerá todos os dados referentes ao exame. Desde data, horário, e principalmente o local no qual você deve comparecer. Lembre-se de chegar com pelo menos uma hora de antecedência, para não perder.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui