quinta-feira, outubro 28, 2021

ENEM 2020: Como consultar o resultado do exame

A última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) finalmente teve suas notas divulgadas. Lembrando que por conta da pandemia do Covid-19, a realização dos testes, e também a repassagem dos resultados, foram adiados por um tempo. Entretanto, nesta última segunda-feira (29 de março), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), fizeram a divulgação das notas.

Tal entidade é responsável pela administração do ENEM, já há muitos anos. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações a respeito disso. Principalmente como você poderá consultar o quanto tirou na maior prova do Brasil.

ENEM 2020

A edição do ENEM 2020

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) válida pelo último ano, não seguiu o planejamento anual considerado normal. Até porque, os testes sempre costumam ser feitos no fim do ano, mais precisamente, no mês de novembro. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, o mesmo acabou sendo adiado até a reta final de janeiro.

Sem falar nas versões digitais, e também, a reaplicação para os privados de liberdade, que ocorreram apenas em fevereiro. E por isso, acabou demorando um pouco mais para que a entidade responsável, o INEP, pudesse divulgar as notas.

Veja também: Simulado SISU 2021: como simular notas de corte com o ENEM

O ENEM 2020 para treineiros

Para estudantes que ainda não completaram o Ensino Médio, mas que fizeram o ENEM 2020 como uma espécie de simulado, as notas virão um pouco depois. De acordo com o INEP, as mesmas só serão divulgadas em 28 de maio. E disso, virão junta com a vista pedagógica da prova de redação.

Deste modo, poderá avaliar o seu desempenho no teste, e averiguar se poderia ou não conseguir uma bolsa de estudo em uma das universidades de sua preferência. E em caso de uma negativa, onde conseguiria a gratuidade em um curso que de seu interesse, pelo menos.

Saiba mais: FIES 2021: estudantes na fila de espera podem ser convocados até abril

Notas e médias do ENEM 2020

Abaixo, estaremos colocando todas as médias, notas mínimas e máximas do ENEM 2020. Isso claro, conforme foi divulgado pelo INEP, e também pelo Ministério da Educação (MEC). Siga abaixo a lista:

  1. Primeiramente, em Linguagens, a média geral foi de 523,98. Com a nota mínima sendo 288,7 e a máxima 801,1
  2. Posteriormente, em Matemática, a média geral 520,73. Disso, a nota mínima foi de 327,1, e a máxima 975,0
  3. Então, na parte de Ciências da Natureza, a média geral foi de 490,39. A nota máxima ficou na casa dos 854,8, enquanto a nota mínima 323,8
  4. E por fim, em Ciências Humanas, a média geral foi de 511,64. A nota mínima ficou na casa dos 313,7, enquanto que a máxima 862,6

Caso queira consultar especificamente a sua nota no ENEM 2020, terá que acessar o portal do INEP, com os seus dados que foram cadastrados na hora de se inscrever para a prova. Disso, uma vez dentro do sistema, já terá na página inicial os dados contendo sua nota.

Agora, basta pegar a mesma e endereçar a entidade que você deseja. Seja ela o ENEM, o PROUNI, ou alguns outros programas estudantis que você possa encontrar, na hora de se inscrever em uma universidade.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui