Início Educação ENEM 2020 só poderá ser usado para FIES e PROUNI no 2º...

ENEM 2020 só poderá ser usado para FIES e PROUNI no 2º semestre

0
58
ENEM 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) é a principal prova do Brasil. Isso porque, ela auxilia diversos estudantes a conseguirem ingressar em instituições de ensino superior, em todo o país. Seja por meio de programas como o SISU, o FIES ou o PROUNI. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, que atrasou e muito os planos do Ministério da Educação (MEC), diversas mudanças no cronograma tiveram que ser feitas.

Tanto que, nesta semana, a entidade do Governo Federal anunciou algumas alterações com relação a nota do teste, em alguns dos programas educacionais que oferece. Abaixo, falaremos um pouco mais a respeito.

ENEM 2020

FIES e PROUNI não adotarão nota do ENEM 2020 no 1º semestre

Por conta da pandemia do Covid-19, o ENEM 2020 precisou ter sua data de prova adiada por alguns meses. Ao invés de ser efetuado na reta final de novembro, como sempre é feito, foi jogado para o fim de janeiro. E com isso, o INEP e o MEC tiveram atrasos em divulgarem as notas do teste, para que os estudantes pudessem utilizá-las como notas, nos programas educacionais. E por isso, o FIES e o PROUNI, que geralmente costumam abrir suas inscrições depois do SISU, foram os mais afetados.

O SISU seguirá aceitando a nota do exame válido por 2020, normalmente. Entretanto, os outros dois, ainda utilizarão a nota do ENEM de 2019, apenas para o primeiro semestre. Segundo o Ministério, a nota do último exame voltará a ser válida para estes dois casos apenas a partir do segundo semestre. Até porque, tudo já estará regularizado até lá. Acreditamos que a realização da prova para a edição de 2021 deverá ter seu calendário original respeitado. A menos que, claro, o Covid-19 permaneça em nosso país em uma situação alarmante. O que claramente forçaria um novo adiantamento.

Como funciona o ENEM 2020

Em tese, o ENEM 2020 é utilizado por todos estes três programas para notas de corte. Principalmente o SISU e o PROUNI. Estes oferecem bolsas de estudos integrais para os melhores resultados, sendo que o primeiro é para universidades pública (federais e estaduais) e o segundo para particulares.

E o FIES é apenas um programa de financiamento, no qual você poderá aproveitar das melhores ofertas com as maiores notas. Mas, após o término do curso, ainda terá que arcar com a dívida que foi feita com o Governo Federal. Portanto, tenha ciência disso.

Notas do ENEM 2020 já foram divulgadas

Apesar de muito atraso, as notas do ENEM 2020 já foram divulgadas pelo INEP e pelo MEC. Na verdade, saíram na última semana do mês de março. Para fazer sua consulta, é necessário entrar no site do Ministério da Educação, e efetuar seu login utilizando os dados que cadastrou na hora de se registrar para a prova.

Disso, assim que estiver dentro do sistema, sua nota já estará disponível. Agora, basta pegar a mesma e levar até o programa que você quer utilizar para efetuar sua inscrição em uma das universidades de sua preferência. Desde que claro, respeite os requisitos que são feitos por ambos os lados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui