O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020) é a principal prova do Brasil. Isso porque, ela auxilia diversos estudantes a conseguirem ingressar em instituições de ensino superior, em todo o país. Seja por meio de programas como o SISU, o FIES ou o PROUNI. Entretanto, por conta da pandemia do Covid-19, que atrasou e muito os planos do Ministério da Educação (MEC), diversas mudanças no cronograma tiveram que ser feitas.
Tanto que, nesta semana, a entidade do Governo Federal anunciou algumas alterações com relação a nota do teste, em alguns dos programas educacionais que oferece. Abaixo, falaremos um pouco mais a respeito.
FIES e PROUNI não adotarão nota do ENEM 2020 no 1º semestre
Por conta da pandemia do Covid-19, o ENEM 2020 precisou ter sua data de prova adiada por alguns meses. Ao invés de ser efetuado na reta final de novembro, como sempre é feito, foi jogado para o fim de janeiro. E com isso, o INEP e o MEC tiveram atrasos em divulgarem as notas do teste, para que os estudantes pudessem utilizá-las como notas, nos programas educacionais. E por isso, o FIES e o PROUNI, que geralmente costumam abrir suas inscrições depois do SISU, foram os mais afetados.
O SISU seguirá aceitando a nota do exame válido por 2020, normalmente. Entretanto, os outros dois, ainda utilizarão a nota do ENEM de 2019, apenas para o primeiro semestre. Segundo o Ministério, a nota do último exame voltará a ser válida para estes dois casos apenas a partir do segundo semestre. Até porque, tudo já estará regularizado até lá. Acreditamos que a realização da prova para a edição de 2021 deverá ter seu calendário original respeitado. A menos que, claro, o Covid-19 permaneça em nosso país em uma situação alarmante. O que claramente forçaria um novo adiantamento.
Como funciona o ENEM 2020
Em tese, o ENEM 2020 é utilizado por todos estes três programas para notas de corte. Principalmente o SISU e o PROUNI. Estes oferecem bolsas de estudos integrais para os melhores resultados, sendo que o primeiro é para universidades pública (federais e estaduais) e o segundo para particulares.
E o FIES é apenas um programa de financiamento, no qual você poderá aproveitar das melhores ofertas com as maiores notas. Mas, após o término do curso, ainda terá que arcar com a dívida que foi feita com o Governo Federal. Portanto, tenha ciência disso.
Notas do ENEM 2020 já foram divulgadas
Apesar de muito atraso, as notas do ENEM 2020 já foram divulgadas pelo INEP e pelo MEC. Na verdade, saíram na última semana do mês de março. Para fazer sua consulta, é necessário entrar no site do Ministério da Educação, e efetuar seu login utilizando os dados que cadastrou na hora de se registrar para a prova.
Disso, assim que estiver dentro do sistema, sua nota já estará disponível. Agora, basta pegar a mesma e levar até o programa que você quer utilizar para efetuar sua inscrição em uma das universidades de sua preferência. Desde que claro, respeite os requisitos que são feitos por ambos os lados.