domingo, outubro 24, 2021

ENEM 2021 abre prazo de solicitação de tratamento por nome social

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. Isso porque, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio precisam efetuar o teste, para ingressarem em instituições de ensino superior. Até porque, muitas faculdades, públicas ou particulares, adotam a nota do exame como cortes, sem a necessidade de prestar vestibular.

E em algumas delas, é possível até mesmo conseguir bolsas de estudos ou grandes descontos nas mensalidades. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana que está aberto o período de tratamento para aqueles que desejam utilizar seus nomes sociais no ENEM 2021.

Calendário oficial do ENEM 2021

Com relação ao calendário oficial do ENEM 2021, o Ministério da Educação, em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) já divulgou as datas. Segue abaixo:

enem 2021
ENEM 2021 abre prazo de solicitação de tratamento por nome social

  1. Primeiramente, as inscrições ao teste vão de 30 de junho a 14 de julho
  2. Posteriormente, o pagamento da inscrição está liberado até 19 de julho
  3. Já o pedido de atendimento especializado vai de 30 de junho a 14 de julho
  4. O pedido de tratamento pelo nome social está previsto de 19 de a 23 de julho
  5. E por fim, as provas deverão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro

Documentos para o nome social no ENEM 2021

Ambas as entidades também divulgaram a lista de documentos necessários para quem deseja tratar do nome social no ENEM 2021. São estes:

  1. Uma foto atual, nítida, individual, colorida e com um fundo branco. Desde que tenha a sua cabeça visível até os ombros, de rosto inteiro, sem óculos escuros e chapéus
  2. A cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação com foto, também é necessário. Lembrando que não serão aceitos dados fora do período listado no parágrafo acima

Quando sai o resultado da análise do ENEM 2021?

Para quem efetuou a solicitação de tratamento por meio do nome social, para o ENEM 2021, deverá respeitar o prazo para o resultado da análise. O mesmo está previsto pelo INEP, a partir do dia 30 de julho deste ano.

E, caso precise, poderá efetuar a consulta por meio do endereço eletrônico https://www.enem.inep.gov.br/participante/. Para tal basta efetuar o login na plataforma do Governo Federal, que você utilizou para se registrar na prova. Disso, terá o resultado de sua solicitação logo na tela inicial da plataforma.

Programas que utilizam o teste

Com relação aos programas educacionais que utilizam o ENEM 2021, hoje são três. O primeiro deles é o SISU 2021, que dá bolsas de estudos para as universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais. Além disso, há também o PROUNI 2021, que tem a mesma ideologia, entretanto, voltado somente para as faculdades particulares.

E por fim há o FIES, que é um projeto de financiamento, que garante que o Governo Federal financie o valor integral, ou parcial de 50%, da quantia de todo seu curso. Também é feito apenas para as escolas privadas. Portanto, quanto maior a sua nota, mais chances de conseguir alcançar a sua meta você terá.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui