quinta-feira, setembro 23, 2021

ENEM 2021 adiado: porque a prova pode ser realizada em 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a principal prova realizada no Brasil, todos os anos. Isso porque, ela permite que estudantes que estejam concluindo o Ensino Médio possam ingressar em uma instituição de ensino superior. Até porque, existem diversos programas estudantis que utilizam a nota deste teste como corte para os interessados.

Isso até sem a necessidade de efetuar um vestibular. Entretanto, recentemente, rumores de termos o ENEM 2021 adiado ganharam muita força, por diversos motivos. E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente citando o porquê um adiamento da prova não está descartado.

enem 2021 adiado

ENEM 2021 adiado: por que pode acontecer?

Existe uma grande possibilidade do ENEM 2021 adiado se tornar realidade. Isso porque, primeiramente, a pandemia do Covid-19 segue extremamente crucial no país, ainda. Disso, evitar aglomerações dos estudantes seria algo ideal. Entretanto, este não é o principal motivo. Segundo Ministério da Educação (MEC), é necessário que haja um período de 170 dia entre o fim das inscrições para o dia da prova.

Isso, claro, para que o processo de elaboração do teste, distribuição, e também planejamento da logística seja cumprido de maneira regular. Caso ocorra a diminuição deste tempo, podem haver riscos e erros no planejamento da entidade.

ENEM 2021 adiado e suas inscrições

Originalmente, até a última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), havia publicado uma data oficial para inscrições do ENEM 2021 adiado. Esta estava prevista entre 28 de junho a 9 de julho.

Entretanto, a entidade retirou o aviso de seu site, e não voltou a anunciar uma data oficial. Então, isso pode indicar algo em direção a prorrogação da prova. Mas claro, não há nada confirmado. Só que caso estejam de fato pensando em efetuar o teste, devem anunciar um prazo de cadastros logo, para respeitarem o período de 170 dias citado pelo MEC.

Como o ENEM 2021 adiado é realizado

No caso do ENEM 2021 adiado, muitas pessoas se perguntam como o exame é realizado. Isso é bastante simples, na verdade. O teste costuma ser feito sempre em dois dias, com estes geralmente sendo aos sábados e aos domingos. Disso, existem apenas questões de múltipla escolha, com todas as disciplinas ensinadas no ensino médio.

Além de também algumas perguntas de conhecimento geral. E no domingo, também será necessário que efetue uma redação. Disso, sua nota total deverá ser de no mínimo 450 pontos, sem zerar no texto, para que um dos programas aceitem sua nota.

Programas que aceitam o ENEM

Com relação ao ENEM 2021 adiado, existem atualmente três programas que aceitam a nota do exame do ensino médio, como corte para as universidades. Primeiramente, há o SISU, que oferece bolsas de estudo, com base nas melhores notas, para as faculdades públicas.

Depois, o PROUNI também segue este mesmo caminho, entretanto, apenas para as escolas particulares. E por fim, há o FIES, que é um financiamento estudantil, que pode arcar com o valor integral, ou parcial, de seu curso de interesse.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui