quinta-feira, outubro 28, 2021

ENEM 2021: Confira formas de se preparar para a prova

Anualmente, diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio têm como ambição o ingresso em instituições de ensino superior. Sejam estas públicas, como as federais ou estaduais, e até mesmo particulares, por meio de programas como o SISU, o FIES e o PROUNI. E disso, em todos estes casos, precisam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021).

Até porque, todos estes citados anteriormente aceitam o teste como nota de corte, sem a necessidade de participarem de diversos vestibulares. Disso, muitos estudantes procuram diferentes modos para estudarem para a edição atual do evento, o ENEM 2021. Seja por meio de provas anteriores ou até mesmo simulados.

enem 2021

Dicas para estudar para o ENEM 2021

Existem diversos métodos diferentes para se estudar para o ENEM 2021, assim como qualquer outra prova. E isso é algo bastante individual, entretanto, sempre existem algumas dicas que podem te ajudar com isso. Como por exemplo:

  1. Solicitar a sua escola que planejem simulados com sua turma, algumas vezes no ano. Pois, deste modo, terá um bom preparativo, além de um material decente para estudar
  2. Estude sempre alguma disciplina diferente, todos os dias. Não é necessário que estude tudo todos os dias, pois até acabará se confundindo bastante
  3. Consulte simulados e até mesmo antigas edições passadas ao ENEM 2021, para que possa verificar como são as perguntas, e principalmente se consegue resolvê-las
  4. Pratique sua escrita, pois, lembre-se que no segundo dia do exame sempre há a necessidade de efetuar uma redação. Não te custa nada treinar um pouco seus textos, pelo menos uma vez por dia, e quem sabe até passá-los para seu professor de português? Ele pode te ajudar com seus pontos fracos e fortes, e até te dar algumas dicas
  5. Não apresse as coisas. Ficar nervoso e querer saber tudo ao mesmo tempo só te deixará mais preocupado, e lhe fará esquecer o que estudou. Lembre-se de se divertir, descansar e também tirar um tempo para relaxar

Como é feita a prova do ENEM 2021

Com relação a como o ENEM 2021 será feito, é muito simples. A prova sempre é dividida em dois dias. Neste ano, por exemplo, teremos o evento sendo realizado nos dias 21 e 28 de novembro, nos últimos dois domingos do mês.

E então, são aplicadas 180 questões de múltiplas escolhas, 90 em cada dia. Sem falar que ainda é preciso fazer a redação, no segundo dia. A nota mínima aceita para os cortes é de 450 pontos, não podendo zerar também no texto.

Pandemia ainda pode afetar cronograma

As inscrições para o ENEM 2021 seguem abertas, entretanto, a pandemia do Covid-19 ainda poderá fazer o evento ser prorrogado, a exemplo do que aconteceu no último ano. Apesar de cada vez mais casos de vacinação estarem acontecendo, jovens e adolescentes abaixo dos 18 anos serão os últimos a serem vacinados.

E caso ocorra uma agravação do vírus no país até lá, o INEP e o Ministério da Educação, que organizam o evento, podem muito bem decidir por uma prorrogação do prazo por mais alguns meses.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui