segunda-feira, novembro 29, 2021

ENEM 2021: Confira 12 possíveis temas para redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas realizadas no Brasil, anualmente. A mesma ajuda diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. Sejam estas públicas ou até mesmo particulares, por meio de diversos programas estudantis que foram desenvolvidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Como já é de costume, em todas as edições é necessário que escreva uma redação, no segundo dia do teste. E para este ano, já existem rumores circulando com cerca de 12 temas diferentes que podem ser englobados para a exigência oficial no ENEM.

Os possíveis temas da redação do ENEM 2021

Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), que é responsável por administrar a prova, escolhe um tema para ser aplicado nos testes. E no caso do ENEM 2021, não poderia ser diferente. Na verdade, alguns professores já começaram até mesmo a especular alguns tópicos para a redação. São estes:

  1. Primeiramente, podemos ter a violência doméstica, a mobilidade urbana ou até mesmo a educação socioemocional (bullying) como temas da redação
  2. Outros palpites vêm, posteriormente, com a conciliação do desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental no país
  3. A preservação do folclore brasileiro meio a massificação cultural, ou então a valorização do SUS
  4. A inclusão e ampliação da cidadania de pessoas trans, além de também a importância do investimento na atividade científica de todo o país
  5. E por fim, ainda em termos de redação do ENEM 2021, existem também possibilidades de termos um tópico como o mercado de trabalho e direitos trabalhistas. Ou então, o greenwashing, que é quando empresas defendem discursos ambientalistas, mas, que “por trás das câmeras” trazem impactos extremamente negativos para o mundo, e principalmente para a própria natureza em si.

Como funciona a prova do ENEM 2021

Além da redação do ENEM 2021, no segundo dia do teste, a prova também funciona de um modo peculiar. Nos dois dias, todas as questões, além da redação, são de múltipla escolha. E as disciplinas são todas aquelas que são ensinadas em sala de aula, com exceção de algumas poucas perguntas de cotidiano, que foram adicionadas recentemente.

Lembrando que para contar na nota de corte das universidades, é necessário que você tenha uma nota mínima de pelo menos 450 pontos. E além disso, também não poderá zerar em seu texto. Caso contrário, sequer poderá participar de qualquer programa.

Programas que adotam o ENEM

Em termos de quais programas educacionais aceitam o ENEM 2021, saibam que na atualidade existem três. O primeiro deles é o SISU, que oferece bolsas de estudo com base nas notas de corte. Entretanto, este é apenas para universidades públicas e federais. Já o PROUNI, também tem exatamente a mesma filosofia de bolsas, entretanto, destinado exclusivamente para faculdades particulares e privadas.

E por fim, há o FIES, que é um programa de financiamento, voltado para universidades particulares. No caso, as notas servem para garantir uma vaga, e dependendo do desempenho, até mesmo conseguir conceder alguns bons descontos em seu contrato com o MEC.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui