sábado, junho 19, 2021

ENEM 2021: INEP não confirma adiamento do exame de 2021 para 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é a prova mais importante em todo o Brasil. Isso porque, milhões de estudantes brasileiros que estão concluindo o ensino médio utilizam este teste para ingressarem em diversas instituições de ensino superior no país. Até porque, as notas são aceitas em muitos programas educacionais diferentes, como por exemplo o SISU, o PROUNI e o FIES.

Entretanto, a edição do ENEM está ameaçada de não ocorrer este ano, por uma série de fatores. Recentemente, o jornal O Globo publicou uma matéria afirmando que a prova seria adiada para 2022. Entretanto, a entidade responsável por organizar o exame veio a público para desmentir isso. Neste artigo, explicaremos melhor a situação.

enem 2021

ENEM 2021 não tem adiamento confirmado

Ainda nesta semana, o jornal O Globo escreveu uma matéria no qual confirmava que a edição do ENEM 2021 seria jogada para janeiro ou fevereiro de 2022. Isso seria semelhante ao que foi feito em 2020, tendo o exame realizado apenas em janeiro de 2021. A princípio, seria mais uma medida preventiva contra a pandemia do Covid-19. Dando deste modo um maior tempo para o fim da doença no Brasil.

Entretanto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Danilo Teixeira, negou que a mudança está definida. Para quem não sabe, o INEP, juntamente com o Ministério da Educação (MEC) é o principal responsável pela administração do teste.

Como o ENEM 2021 funciona

Para quem tem interesse em saber como o ENEM 2021 funciona, é bastante simples. São dois dias de provas, que costumam ser aos sábados e domingos. Disso, todas as questões são de múltiplas escolhas, para as disciplinas que você vê na sala de aula. Além disso, algumas perguntas sobre cotidiano também são utilizadas com certa frequência. Disso, no segundo dia, também é necessário que você faça uma redação. Todas as perguntas, junto com seu texto, são somadas para dar uma nota única.

E esta nota servirá como corte para as universidades que utilizam o exame como nota de base. A nota mínima de corte aceita nos programas, por meio do ENEM 2021, é a de 450 pontos. E também não é permitido que você zere na redação. Você poderá levar o gabarito das perguntas com as suas respostas para casa. Até para comparar com outros, e também, para poder verificar as respostas depois que as notas forem lançadas oficialmente pelo INEP.

Inscrições da prova

Até o momento ainda não sabemos como serão feitas as inscrições para o ENEM 2021. Isso porque, o INEP ainda não decidiu quando as provas serão realizadas. Somente a partir desde momento que os cadastros para os exames deverão ser abertos pela entidade. Na verdade, uma novidade para a edição deste ano é que a mesma poderá contar com uma inscrição totalmente livre de taxas.

Isso é algo que também foi citado na reportagem do jornal O Globo, e que até determinado momento, não foi desmentido. Porém, será necessário aguardar mais alguns meses até que eles nos deem um posicionamento oficial a respeito de tudo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui