sexta-feira, dezembro 3, 2021

ENEM 2021: Inscrições para a prova iniciam dia 30 de junho

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é um dos principais exames de todo o Brasil. Isso porque, o mesmo serve para ajudar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Independentemente de ela ser privada ou pública.

Até porque, existem diversos programas estudantis que utilizam a nota do programa como corte, para o ingresso nas faculdades. Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) que é a entidade responsável por administrar a prova, divulgou a data para inscrição do ENEM, neste ano. A mesma estava em cheque em 2021 por conta da pandemia do Covid-19.

enem 2021

Período de inscrições e as provas do ENEM 2021

O INEP, em conjunto com o Ministério da Educação, divulgou o período oficial de inscrições para o ENEM 2021. A entidade demorou alguns meses para tal, devido aos problemas com a pandemia do Covid-19. Até porque, existiam rumores de que a prova poderia ser prorrogada para o próximo ano, exatamente a exemplo do que aconteceu em 2020. Na ocasião, o exame foi realizado em janeiro deste ano, sendo que geralmente é feito sempre no mês de novembro, no último fim de semana. Entretanto, o presidente da entidade negou tais informações, e agora, a empresa divulga o calendário oficial, anunciando também que o teste acontecerá ainda neste ano.

Agora, o prazo para as inscrições do ENEM 2021 vão do dia 30 de junho até o dia 14 de julho, totalizando exatas duas semanas. Agora com relação a prova, a mesma será aplicada de dois modos: tanto a presencial, na folha impressa, quanto a digital, por meio de um computador. E estas terão exatamente as mesmas datas: a primeira parte será realizada no dia 21 de novembro, enquanto que a segunda etapa, que possui a redação do ENEM, será feita um fim de semana seguinte. Mais precisamente, no dia 28.

Como é a prova do ENEM 2021

Caso você tenha interesse em saber como é a prova do ENEM 2021, na verdade, ela é muito simples. A mesma conta com dois dias diferentes de avaliação. E nos dois dela, são efetuadas perguntas de múltipla escolha.

Estas são feitas apenas com disciplinas que são ensinadas em sala de aula. E no segundo dia, além do teste de escolhas, ainda terá que fazer uma redação. Lembrando que a nota de cortes mínimas para as universidades é de 450 pontos. E além disso, não é permitido que você zere na redação.

Programas que aceitam o exame

Com relação aos programas estudantis do Brasil que aceitam o ENEM 2021, saiba que são apenas três. Todos estes são reconhecidos oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) e até mesmo administrados por ele. O SISU é o primeiro da lista, que cria bolsa de estudos para os interessados, usando a nota no teste.

Mas, este é voltado apenas para instituições de ensino superior públicas, sejam elas estaduais ou federais. O PROUNI tem a mesma semelhança, mas, é voltado somente para faculdades particulares. E por fim, temos o FIES, que é um financiamento integral ou parcial dos cursos de escolas privadas.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui