quinta-feira, setembro 23, 2021

ENEM 2021: Prorrogadas as inscrições para certificador do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas realizadas no Brasil, anualmente. Até porque, a mesma é responsável por ajudar diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. Isso por meio de programas educacionais como o SISU, o PROUNI e o FIES. Lembrando que estes são destinados para escolas públicas e particulares.

Disso, já que a prova é realizada todos os anos, é necessário ter pessoas trabalhando no evento. Este é o caso dos certificadores, que aplicarão as provas nos dois dias que os testes serão realizados, em novembro.

Inscrições para certificador do ENEM 2021

Caso você queira ser um dos certificadores do ENEM 2021, saiba que o processo de inscrição foi prorrogado. No caso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a entidade que organiza a prova, decidiu que agora os interessados podem se cadastrar até o dia de 16 de agosto.

enem 2021
ENEM 2021: Prorrogadas as inscrições para certificador do exame

Lembrando que a prova deverá ser efetuada nos últimos dois finais de semana de novembro. E quem quiser participar, deve se inscrever por meio do sistema RNC. Ou seja, da plataforma da Rede Nacional de Certificadores. O edital da prorrogação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta última segunda-feira (10 de agosto).

Quem pode ser um certificador do ENEM 2021

Lembrando que para ser um certificador do ENEM 2021, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, é preciso ser servidor público do Poder Executivo Federal. E um professor efetivo em exercício das redes públicas. Desde que claro, estas sejam estaduais ou municipais
  2. Posteriormente, é necessário que possua no mínimo uma formação de ensino médio
  3. Então, não pode estar inscrito no teste deste ano, como aluno
  4. E por fim, não é permitido que tenha um cônjuge, companheiro ou parente próximo que também esteja inscrito

Remuneração de um certificador do ENEM 2021

Quem quer ser um certificador do ENEM 2021 geralmente se pergunta a respeito da remuneração do serviço. Na verdade, o pagamento a ser feito é com base nos dias nos quais o mesmo trabalhou. E por serem apenas dois dias de prova, o trabalhador em questão será remunerado por dois dias.

E lembrando que cada dia sai em um valor máximo de R$ 360,00. Portanto, poderá receber um valor total de R$ 720,00 pelos dois dias nos quais você ajudou a aplicar a prova. Lembrnado que é preciso chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao teste, e ficar cerca de oito horas em cada dia, durante as aplicações das provas.

ENEM faz parte de diversos programas

Conforme mencionamos anteriormente, o ENEM 2021 faz parte de diversos programas educacionais. Como por exemplo, o SISU, que promove bolsas de estudos para os que conseguiram as melhores notas no teste. Desde que claro, as instituições envolvidas sejam públicas, independentemente de serem estaduais ou federais.

O PROUNI tem a mesma ideia, entretanto, direcionado exclusivamente para faculdades particulares. E o FIES realiza financiamentos para os cursos de escolas privadas, para quem não consegue pagar o valor de cara.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui