quinta-feira, setembro 23, 2021

ENEM 2021: Quais as oportunidades para nota do ENEM além do SISU?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é uma das principais provas realizadas no Brasil. A mesma serve como porta de entrada dos estudantes, para diversas universidades do país. É utilizada, principalmente, em alguns programas educacionais, como o SISU. Entretanto, também é possível utilizar o teste para outros projetos, como o PROUNI e até mesmo o FIES.

E neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Principalmente em como o ENEM é utilizado, e quais são os caminhos que você pode tomar para se inscrever em um dos programas. Lembrando que todos eles possuem aval do Governo Federal.

O ENEM 2021 no SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) utiliza o ENEM 2021 como o principal integrante na hora de selecionar os candidatos. Para quem não sabe, o programa garante uma bolsa de estudo integral para universitários, em instituições de ensino superior públicas. Sejam elas estaduais ou federais.

E para isso, fazem as notas de corte de seus respectivos cursos, com base na procura dos mesmos. Quanto mais concorrido, maior precisa ser a sua nota. E disso, o ENEM entra em ação, tendo os seus dois dias de prova, além da redação, utilizados como base.

O ENEM 2021 no PROUNI

O ENEM 2021 também pode ser utilizado para o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Este programa educacional, entretanto, é destinado apenas para instituições de ensino superior particulares. Ou seja, só poderá se inscrever se for uma faculdade privada e paga.

Com relação aos métodos, funciona basicamente igual ao SISU, utilizando também notas de corte e favorecendo os melhores desempenhos, sempre. Os demais, que não atingem as vagas na sala de aula, são enviados para a sala de aula. Disso, podem concorrer ainda, caso alguém desista, independentemente de qual tenha sido o motivo para não ter se matriculado.

O ENEM 2021 no FIES

Já com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), o ENEM 2021 age completamente diferente. As notas não são utilizadas como corte para ingressos nas universidades. Mas sim para priorizar os participantes meio aos números de financiamentos disponibilizados anualmente, para cada instituição.

Então, mesmo que você tenha uma nota bem alta, dependendo de quantos financiamentos tal escola possa conseguir do Governo Federal, ainda poderá ficar de fora. Mas claro, isso é um pouco raro de acontecer, e é mais um processo burocrático mesmo. Até porque, a cada ano, o governo visa englobar cada vez mais alunos.

FIES e PROUNI em 2021 ainda não estão aceitando o ENEM

Por conta da pandemia do Covid-19, a realização do ENEM 2020 foi atrasada por quase três meses. E disso, o período de análise e divulgação das notas do teste também foram prorrogadas. O que atrapalhou o calendário dos estudantes, que constantemente abrem reclamações a respeito disso, porque perderam vagas em universidades.

Entetanto, o INEP, instituição responsável por administrar a prova, junto ao Ministério da Educação (MEC), já afirmaram que estudam novas datas para inscrições no FIES e no PROUNI. Principalmente para o segundo semestre. Entretanto, nada ainda sólido foi de fato confirmado, sem nenhuma data prevista para tal.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui