sexta-feira, junho 18, 2021

ENEM 2021 tem datas definidas pelo MEC; confira o calendário

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é a maior prova realizada em todo o Brasil, anualmente. Isso porque, ela auxilia diversos estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. Até porque, diversos programas estudantis aceitam a nota da prova, como corte para ingresso.

Entretanto, neste ano, haviam muitas dúvidas com relação a data do teste, e se ele de fato seria realizado em 2021. Até porque, a pandemia do Covid-19 ainda é real e muito presente em todo o território nacional. Entretanto, foi divulgado nesta semana as datas oficiais do ENEM.

enem 2021

Calendário do ENEM 2021

Ainda nesta última semana, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, utilizou sua conta oficial no Twitter para esclarecer algumas coisas a respeito do ENEM 2021. Em seus tweets, o ministro confirmou que o teste está confirmado para este ano. No caso, as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro.

Sem falar que as inscrições para a prova serão feitas entre 30 de junho e 14 de julho. É muito provável que devemos ter uma realização semelhante à da qual foi feita em janeiro deste ano. Com opções presenciais, e até mesmo digitais, para diminuir a aglomerações de pessoas.

Porque o ENEM 2021 demorou para ser anunciado?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto ao porque o ENEM 2021 demorou tanto tempo para ser confirmado. A resposta para tal é bastante simples. Por conta da pandemia do Covid-19, o Governo Federal não sabia se já era possível ou não liberar a prova.

Disso, poderia acontecer a mesma coisa que aconteceu em 2020, quando o teste foi adiado para o ano seguinte. Entretanto, com cada vez mais vacinas e até mesmo isolamentos sociais sendo promovidos pelo governo, a expectativa é de que até a data da prova, a pandemia esteja melhor controlada.

Como funciona o ENEM 2021

Também é muito interessante que você saiba como funciona exatamente o ENEM 2021, caso tenha dúvidas. No caso, são dois dias de provas, com as questões sendo sempre de múltipla escolha. Disso, as disciplinas que caem no teste são as mesmas que você aprende em sua sala de aula.

Entretanto, no segundo dia, há a necessidade também de realizar uma grande redação, com um tema social que sempre é escolhido pelo Ministério da Educação (MEC). Disso, é necessário que sua nota nas múltiplas escolhas seja superior a 450 pontos, e que você também não zere em sua redação.

Programas que aceitam o ENEM

Atualmente, existem três programas estudantis, administrados pelo Ministério da Educação (MEC), que aceitam as notas do ENEM 2021 como cortes para ingressos em instituições de ensino superior. O primeiro deste é o SISU, que dá bolsas de estudos para as melhores notas. Entretanto, esta é válida somente para universidades públicas, sejam elas estaduais ou federais.

Disso, o PROUNI também tem o mesmo conceito, porém, apenas para as faculdades particulares e privadas. E por fim, o último projeto é o FIES, que oferece financiamentos integrais ou até mesmo parciais de cursos oferecidos pelas instituições particulares e privadas. O valor só é pago após a conclusão do mesmo.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui