segunda-feira, outubro 25, 2021

ENEM 2021: Veja como utilizar a nota para estudar no exterior

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021) é a principal prova educacional em todo o país. Isso porque, a mesma ajuda diversos estudantes a conseguirem ingressar em instituições de ensino superior. Sejam elas públicas, por meio das faculdades estaduais e federais, ou até mesmo particulares, com alguns programas estudantis.

Estes são o PROUNI e o SISU, sem falar até mesmo do FIES, que garante um financiamento para todo o curso pago do aluno. Mas, você sabia, que também é possível utilizar o ENEM para estudar no exterior? Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito.enem 2021

Como o ENEM 2021 funciona?

Em tese, o ENEM 2021 é apenas uma prova aplicada para os estudantes do ensino médio. Entretanto, ela é muito mais complicada e importante do que aparenta ser. Seu exame é aplicado em dois dias, com questões de múltipla escolha em todas as disciplinas aprendidas na sala de aula.

Sem falar que, no segundo dia, ainda é necessário redigir uma redação. Disso, todas as notas são somadas e utilizadas como corte. Lembrando que o teste só é válido para universidades, e não para cursos técnicos ou profissionalizantes. Neste caso, terá que concorrer a uma bolsa utilizando outro programa.

Veja também: Fies e Prouni 2021: Veja quando devem abrir vagas do segundo semestre

Países que utilizam o ENEM 2021

Na verdade, não há uma longa lista de países que utilizam o ENEM 2021 para garantirem bolsas de estudo no exterior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a entidade responsável por organizar a prova, tem parceria com aproximadamente 50 faculdades de Portugal.

E disso, todas as notas que são utilizadas nos testes, podem ser aplicadas nestas também. Isso claro, para quem tem o interesse em migrar para a Europa e buscar um ensino de qualidade por lá. Para acessar, entre no link http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem/enem-portugal.

Lembramos a todos que participarem do ENEM 2021 que suas inscrições com tais instituições portuguesas devem ser feitas diretamente com elas. Portanto, aconselhamos que verifique a lista de faculdades aceitas, que disponibilizamos acima, e disso, entre em contato com as mesmas. Disso, os alunos interessados serão chamados de acordo com seus desempenhos no teste, além de claro, alguns outros critérios que podem ser especificados.

Alguns cursos exigem até mesmo habilidades bastante peculiares. Portanto, você com certeza será avisado sobre as exigências de cada escola. Abaixo, estaremos falando um pouco mais sobre algumas exigências gerais que estas faculdades costumam solicitar.

Veja também: Inscrições SISU 2021 tem prazo limite para até esta sexta-feira (9)

Requisitos do ENEM 2021 no exterior

Para poder cursar algumas das universidades públicas de Portugal, utilizando o ENEM 2021, existem alguns pré-requisitos. Abaixo, separamos eles em lista para você, para facilitar o seu acesso a informação. Siga:

  1. Primeiramente, tenha ciência de que há uma cobrança de taxa dos graduandos, como forma de coparticipação nos custos do ensino. Estas devem ser paga por você. Verifique valores com a escola
  2. É necessário ter também um visto temporário de residência na embaixada em Brasília, ou até mesmo em um consulado português
  3. E por fim, claro, ter feito a última edição do ENEM e atender a nota mínima de corte exigida pela instituição portuguesa, para que possa se matricular
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui