sábado, julho 24, 2021

FGTS 2021: como acessar o benefício sem ser demitido

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que existe apenas no Brasil. O mesmo foi criado pelo Governo Federal, com o papel de auxiliar todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa caus. Isso claro, considerando que os mesmos estivessem registrados sob as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Mas, você sabia que é possível sacar o programa social sem sequer ter sido demitido? Dito isso, estaremos falando um pouco mais sobre este assunto neste artigo, e quais são as suas opções de movimentações, nestas situações. Basta seguir as informações abaixo.

fgts 2021

Formas para sacar seu FGTS 2021

Muitas pessoas não sabem, mas na verdade existem até três formas diferentes de você poder sacar seu FGTS 2021. Isso sem sequer precisar ter sido demitido de seu atual emprego. Na verdade, tudo que precisa é ter recursos suficientes acumulados durante sua jornada de trabalho. Até porque, o benefício funciona como uma espécie de poupança, que é atrelada a sua carteira de trabalho.

E disso, terá as opções. São elas a do saque aniversário, a da compra da casa própria, e também, a do saque calamidade. Claro que cada uma delas possui uma especificação e regras diferentes. Mas, não se preocupe, pois nos próximos parágrafos estaremos explicando melhor como funciona cada uma delas.

Saque aniversário do FGTS

O saque aniversário do FGTS 2021 é de longe o procedimento mais comum entre a população. Isso porque, o cidadão terá direito de retirar seu fundo de garantia apenas uma vez por ano. Disso, o Governo Federal estipula datas para todos aqueles que nasceram em um determinado mês. Passando esta data, os aniversariantes do próximo mês também terão um período marcado, e assim sucessivamente.

Isso claro, até toda a população ser atendida. O saque emergencial do benefício não está relacionado com o saque aniversário, apenas para esclarecer qualquer dúvida. Consulte a tabela no site da Caixa Econômica Federal para verificar os dias liberados.

FGTS 2021 para a casa própria

O segundo método de usar o FGTS 2021 é bastante impopular. Até porque, neste caso, o dinheiro automaticamente não fica para você. Isso porque, o cidadão utilizará seus fundos de garantia para adquirir sua casa própria. Ou seja, o mesmo irá retirar recursos de seu fundo do Governo Federal, para construir um imóvel, ou até mesmo para quitar as parcelas de financiamento do bem.

Mas lembre-se, para participar, é necessário cumprir uma série de pré-requisitos. Até mesmo ter algum contrato com uma construtora. Nesta situação, indicamos que consulte a Caixa Econômica Federal, para poder verificar a lista de documentos.

FGTS 2021 no saque calamidade

E por fim, o último modo de poder utilizar seu FGTS 2021 sem ser demitido, é por meio do saque calamidade. Este, no caso, só pode ser utilizado por um específico grupo. Grupo este que no caso tenha sofrido de algum desastre natural, como enchentes e incêndios, e que por isso, tenham perdido algum bem material.

Em casos mais graves, terem perdido até mesmo suas residências, ou sofrido danos severos nas mesmas. Poderá solicitar o benefício em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou até mesmo no aplicativo do FGTS.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui