quinta-feira, julho 29, 2021

FGTS 2021: saque emergencial pode ser liberado em breve

Além de já ter liberado a antecipação do PIS-PASEP 2021, o governo federal também estuda liberar o saque emergencial do FGTS 2021. No ano passado, em 2020, o mesmo ficou disponível para saque da população até o dia 31. Isso porque, devido a pandemia do Covid-19, muitos trabalhadores e famílias brasileiras acabaram tendo suas rendas afetadas.

Pensando assim, separamos algumas informações importantes neste artigo, sobre este tema. Desde um pouco mais sobre o benefício, até mesmo a como poderá consulta-lo, caso tenha interesse no saque.

FGTS 2021
FGTS 2021

O que é o FGTS 2021

O FGTS 2021 é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ou seja, um benefício criado pelo Governo Federal, para proteger todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa.

Disso, foi criado uma espécie de fundo individual, em formato de conta vinculada ao contrato de trabalho. Ou seja, todas as empresas e empregadores precisam depositar em contas abertas na Caixa Econômica Federal um valor de 8% do salário de cada funcionário. E quando o mesmo é demitido, ele pode sacar essa quantia, uma vez por ano. Vale a pena lembrar que todos os meses, mesmo após a demissão do mesmo, uma pequena quantia é adicionada ao fundo.

Entretanto, diferentemente do FGTS 2021, o saque emergencial tem um valor permitido de até um salário mínimo. Ou seja, caso seja liberado para este ano, a população poderá sacar apenas R$ 1.100,00.

Vale a pena lembrar que o governo ainda não se manifestou, de maneira oficial, sobre uma data. Até porque, ainda estudam isso para a liberação. Mas, a probabilidade de liberação do benefício é bastante grande, considerando que muitas cidades do Brasil ainda se encontram extremamente prejudicadas por causa da pandemia.

Veja também: Carnaval 2021: feriado ou dia normal de trabalho?

Como consultar o FGTS 2021

Se você deseja consultar o seu FGTS 2021, é bastante simples, e existem caminhos diferentes para tal. Abaixo, separamos os métodos que você pode fazer isso, em uma lista. Segue:

  1. Primeiramente, você tem a opção de ligar na central de atendimento do Auxílio Emergencial, no número 111. Lembrando que o mesmo tem conexão com a Caixa Econômica Federal
  2. Além disso, também pode fazer sua consulta no site oficial da Caixa. Basta acessar o mesmo e clicar no menu de FGTS 2021. Disso, carregará uma nova página. Aperte em acessar minha conta, e faça o login na mesma utilizando seu PIS, NIS, PASEP, CPF ou E-mail, e claro, a senha cadastrada. Em casos de primeiro acesso, poderá se registrar na hora
  3. Também é possível fazer a consulta por meio do aplicativo do FGTS em seu aparelho celular

Veja também: IPVA 2021 SP: o que é e quando deve pagar seu imposto

Como sacar o FGTS 2021

Para sacar o seu benefício do FGTS 2021 é bastante simples. Tudo que você vai precisar, neste caso, é se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal, com um documento de identidade.

Em muitos casos, pode efetuar o saque no próprio caixa eletrônico da instituição financeira. Ainda pode utilizar seu Cartão Cidadão para isso. Lembre-se, entretanto, de verificar se está na época correta para o saque.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui