domingo, maio 19, 2024

FGTS 2022: Como utilizar fundo de garantia para comprar um imóvel

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais programas sociais criados pelo Governo Federal. O mesmo é destinado exclusivamente para a classe trabalhadora do país. Desde que, claro, essa seja registrada em carteira, sob regime das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

Disso, muitas pessoas não sabem, mas existem diversos métodos de movimentar seus fundos, e de não só resgatar, mas como também utilizar as quantias reservadas. Uma dessas é para comprar um imóvel, utilizando os seus fundos e o que entrará nele, no futuro, como garantia para o Governo Federal ou empresa que esteja financiando.

fgts
FGTS 2022: Como utilizar fundo de garantia para comprar um imóvel

FGTS pode ser usado para comprar casa

O FGTS pode ser utilizado para garantir o seu financiamento imobiliário, principalmente em programas habitacionais. Como exemplo, temos o Casa Verde e Amarela, do Governo Federal, que aceita os fundos pagos pela própria entidade federal. E disso, é possível reduzir os valores do financiamento em uma quantia absurda de até 80% do valor total.

Ou seja, o objetivo principal de utilizar o fundo de garantia aqui é para amenizar a quantia máxima do contrato. E principalmente o valor que o participante do programa pagará ao longo de todo o projeto. O titular tem o direito de somar o saldo de suas contas ativas e inativas para facilitar a quitação das parcelas.

Quem pode usar o FGTS em financiamentos imobiliários?

Apesar de parecer algo muito fácil, tome cuidado, pois nem todos podem utilizar o FGTS para efetuar financiamentos imobiliários. Existem uma série de regras e pré-requisitos a serem cumpridos para tal. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, ter trabalhado sob carteira assinada ou regime do fundo por pelo menos três anos
  2. Posteriormente, também não é permitido que seja proprietário de algum imóvel residencial que seja financiado pelo Sistema Financeiro de Habilitação (SFH). Isso em qualquer parte de nosso país
  3. Disso, não é permitido também que possua algum imóvel residencial no município no qual pretende comprar a propriedade
  4. Você deve trabalhar ou morar no município no qual fica o imóvel em que pretende adquirir utilizando seu FGTS, decerto
  5. E por fim, para efetuar o pagamento do financiamento em questão é necessário que esteja também com o nome limpo. Até para provar para as entidades responsáveis que está com todas suas pendências financeiras em dia. Ou até mesmo que nunca teve nenhum problema como devedor, ou algo do tipo.

Documentos exigidos para efetuar movimentação

Vale a pena lembrar que o financiamento imobiliário utilizando o FGTS pode ser solicitado dentro do próprio aplicativo do mesmo, ou da Caixa Econômica Federal. E disso, saiba que é preciso também apresentar alguns documentos. Como por exemplo, os:

  1. Primeiramente, a carteira de identidade, e também o CPF do beneficiário em questão
  2. Disso, sua certidão de nascimento e a certidão de estado civil, caso seja casado
  3. Então, temos também a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  4. Feito isso, o comprovante de residência atual com 3 meses de vencimento da data também é requerido. São aceitas contas de água, gás ou luz
  5. Disso, a certidão de matrícula e uma cópia do IPTU do imóvel que deseja comprar finaliza a lista
Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui