quinta-feira, setembro 16, 2021

FIES 2021 divulga lista de pré-selecionado para segundo semestre

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES 2021) é um dos principais programas educacionais no Brasil. Isso porque, o mesmo ajuda os estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Desde que, claro, estas sejam particulares.

O projeto garante financiamentos para os alunos que não podem pagar pelo valor do curso. E o melhor de tudo é que estes podem ser pagos apenas após a conclusão do mesmo. Ou seja, você poderá estudar sem ter que se preocupar em pagar o mesmo. Lembrando que o financiamento pode ser integral ou parcial.

Calendário do FIES 2021

Confira o calendário do FIES 2021 que foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Siga abaixo os dados:

fies 2021
FIES 2021 divulga lista de pré-selecionado para segundo semestre

  1. Primeiramente, as inscrições para o segundo semestre do programa se abriram na terça-feira da última semana (27 de julho) e foram até sexta-feira (30)
  2. Posteriormente, o resultado dos pré-selecionados foi divulgado nesta última terça-feira (3). E então, está aberto o período para a entrega de todos os documentos que foram solicitados aos que foram aprovados. Portanto, basta entregar a entidade e a universidade tudo que lhe for solicitado, nestes próximos dias

Número de vagas disponíveis no FIES 2021

Vale a pena lembrar que este segundo semestre do FIES 2021 conta com diversos aumentos com relação as vagas para estudantes. No caso, o Ministério da Educação divulgou alguns números oficiais sobre isso. Ao todo, estão sendo oferecidos 93 mil financiamentos estudantis, neste período, em todo o território nacional.

Ao todo, de todas estas vagas abertas, estas serão distribuídas para 23.320 cursos. Estes em turnos diferentes, em mais de 1.324 universidades em todo o país. Lembrando que as vagas são abertas somente para aqueles que desejam estudar em uma universidade particular. Ou seja, aquelas que cobrem a matrícula ou a mensalidade.

FIES 2021 utilizam o ENEM

Um dos principais métodos de aprovação do FIES 2021 é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E disso, o programa de financiamento utiliza as notas do teste. Ou seja, aqueles que tiverem as maiores notas no programa, serão recompensados com as primeiras vagas.

Isso sem falar que, dependendo do quão bem for, ainda poderá receber maiores descontos no financiamento parcial. A nota mínima para os dois testes de múltipla escolha deverá ser de 450 pontos. E por fim, não poderá zerar sua nota na redação do segundo dia de testes. Caso contrário, não poderá participar.

P-FIES: o que é

Além do FIES 2021, existe outra opção de financiamento estudantil. Este é conhecido por P-FIES, que possui especificações bem parecidas. Uma das principais diferenças é que este não é administrado pelo Ministério da Educação (MEC). Mas sim por uma instituição bancária privada, como por exemplo Bradesco ou Itaú, e muitos outros.

Disso, saiba que aqui são aceitos quem recebem até cinco salários mínimos, ao invés de três, que é o padrão do MEC. E além disso, as taxas de juros que são cobradas neste caso são muito maiores. Portanto, aconselhamos que se consulte com antecedência sobre os valores que lhe devem ser cobrados.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui