sábado, julho 24, 2021

Fies 2021 auxilia estudantes a obterem diploma no ensino superior

O FIES 2021 nada mais é que um modelo de financiamento estudantil. O objetivo do mesmo é permitir que os jovens estudantes brasileiros sejam possibilitados de estudarem em uma instituição de ensino superior. E que disso, consigam seus respectivos diplomas, posicionando-os da melhor maneira possível no mercado de trabalho.

Entretanto, por ser um programa de financiamento, tenha ciência de que caso seja aprovado no mesmo, não receberá uma bolsa de estudos integral. Estará apenas adiando o pagamento de seu curso. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre o projeto. E principalmente, como pode se inscrever nele.

FIES 2021

Quando foi criado e quem coordena o FIES 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES 2021) é um programa que foi criado pelo Ministério da Educação (MEC). O mesmo está instituído pela Lei nº 10.260, lançada ainda em 12 de julho de 2001. Lembrando que o FIES é destinado apenas para cursos de ensino superior, e não técnicos ou profissionalizantes.

Sem falar que, apenas faculdades e universidades particulares podem adotar o mesmo. Até porque, as escolas federais e estaduais são inteiramente gratuitas para seus estudantes. As escalas dos juros costumam variar muito do perfil financeiro de cada aluno. Abaixo falaremos um pouco mais a respeito disso.

Condições de pagamentos do FIES 2021

O novo FIES 2021 visa dar aos estudantes de baixa renda uma oportunidade de se formarem em suas universidades privadas. Isso por meio de um financiamento estudantil, totalmente integral, de todo o seu curso. Entretanto, após a conclusão do mesmo, é necessário que o aluno efetue o pagamento do financiamento, nas parcelas que escolheu no momento de ter fechado o contrato.

Lembrando que agora, é possível adquirir condições de juros zero, dependendo de sua renda familiar. E que conforme for a sua situação, mais parcelas e menos juros lhe serão disponibilizados.

Quem pode se inscrever no FIES 2021

Podem participar do FIES 2021 todos aqueles estudantes que tenham participado do ENEM 2021, a partir de 2010. E além disso, é necessário que neste exame tenham somado uma média superior a 450 pontos, e também, uma nota superior a zero na redação. Fora que, em termos de renda familiar mensal bruta, é permitido no máximo três salários mínimos.

Lembramos que para poder estudar em uma universidade privada, é necessário que já tenha concluído o Ensino Médio. Para tal, será necessário apresentar seu histórico escolar para a faculdade em questão, no momento de sua matrícula.

Como fazer sua matrícula no FIES 2021

Para fazer sua matrícula no FIES 2021, o procedimento é bastante simples. Na verdade, separamos abaixo todo o passo a passo com as instruções, para facilitar seu acesso de informação. Siga:

  1. Primeiramente, acesse o portal oficial do FIES, no site do Governo Federal
  2. Posteriormente, já na página correta, clique no link de minha inscrição, e então, em fazer cadastro. Preencha todas as informações conforme lhe for solicitado
  3. Depois de preencher todos os formulários estipulados pelo governo, precisará ir até a administração do programa em sua instituição de ensino superior, e solicitar ao mesmo a ficha para inscrição
  4. Preencha-a com todos seus dados, envie aos mesmos, e aguarde sua aprovação
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui