quinta-feira, setembro 16, 2021

FIES 2021: prazo complementar para inscrição encerra nessa sexta

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES 2021) é um programa educacional do Brasil. O mesmo ajuda estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Desde que esta seja particular, claro. Até porque, o projeto promove financiamentos integrais e parciais do curso de interesse dos participantes.

E disso, os mesmos só precisam se preocupar com o pagamento deste apenas quando concluírem sua formação acadêmica. E vale a pena lembrar que nesta sexta-feira (6 de agosto) encerra-se o período que os candidatos têm em complementar seus dados para oficializarem suas inscrições no FIES.

Calendário oficial do FIES 2021

O Ministério da Educação (MEC), que é responsável por administrar o FIES 2021, divulgou há algumas semanas o calendário oficial do programa. Confira abaixo:

fies 2021
FIES 2021: prazo complementar para inscrição encerra nessa sexta

  1. Primeiramente, as inscrições válidas pelo segundo semestre do projeto se abriram na última semana de julho. Mais precisamente na terça-feira (27), indo até a sexta-feira (30)
  2. Disso, posteriormente, o resultado dos pré-selecionados foi divulgado nesta última terça-feira (3). Vale a pena lembrar aqui que nesta fase é necessária entregar todos os documentos que foram solicitados. Isso apenas para quem foi aprovado. Disso, terá que entregar à universidade todos os papeis, para que possa fazer sua matrícula

Informações oficiais sobre o FIES 2021

Além do calendário oficial do FIES 2021, o Ministério da Educação também divulgou alguns outros dados a respeito do projeto. Estes são referentes ao número de vagas que estão sendo oferecidas neste segundo semestre. Ao todo, temos aproximadamente 93 mil financiamentos estudantis oferecidos para os interessados, por todo o país.

Lembrando que destes, serão espalhados em 23.320 cursos diferentes, todos de ensino superior, para faculdades particulares. Ou seja, aquelas que cobram matrículas e mensalidades, durante todos os semestres. E já que estamos falando sobre escolas, temos também 1.324 universidades listadas em todo o Brasil, que estão adotando o projeto.

ENEM é utilizado no FIES 2021

Muitas pessoas não sabem, mas o FIES 2021 também utiliza o ENEM para alguns critérios. Como por exemplo, interessados em cursos mais concorridos, como medicina, podem utilizar a nota no teste do ensino médio para garantir sua vaga de modo mais rápido.

Até porque, as melhores notas ganham prioridade na fila de financiamento. Sem falar que quanto mais alto for sua nota, ainda poderá ganhar alguns descontos exclusivos. Basta ter uma nota superior a 450 pontos nos dois testes de múltipla escolha. Sem falar em não poder zerar na redação.

O que é o P-FIES?

Além do FIES 2021, existe também uma nova vertente do projeto que poucas pessoas conhecem: este é o P-FIES. No caso, o mesmo segue basicamente as mesmas regras de financiamento, com uma diferença. O primeiro modelo é administrado pelo Ministério da Educação. Enquanto que o segundo, é gerido por instituições bancárias privadas.

E disso, o do MEC tem uma exigência de no máximo três salários mínimos de renda familiar. Enquanto que o segundo permite até cinco salários mínimos. Mas, lembre-se que as taxas de juros cobradas pelos bancos são significativamente maiores. Por isso, aconselhamos que consulte as condições antes de fechar o contrato.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui