sábado, junho 19, 2021

FIES 2021: Senado aprova suspensão de pagamento

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES 2021) é um dos mais importantes programas voltados para a educação no Brasil. Isso porque, por meio dele, diversos estudantes são oferecidos financiamentos estudantis, para instituições do ensino superior.

Ou seja, o mesmo é destinado apenas para universidades particulares, que cobram mensalidades e matrículas. Nesta semana, o Senado Federal tomou uma grande atitude ao aprovar uma nova suspensão do período de pagamento. E com isso, beneficiará bastante todos os estudantes já aprovados, e até mesmo aqueles que ainda estão se consultando a respeito de uma vaga.

fies 2021

A decisão do Senado a respeito do FIES 2021

Ainda nesta última quarta-feira (5 de abril), o Senado Federal optou por suspender pela segunda vez no ano o pagamento de todos os financiamentos do FIES 2021. Só que, desta vez, até o fim do ano, para o mês de dezembro. Esta é uma medida feita por conta da pandemia do Covid-19, a fim de manter todos os estudantes ainda estudando, sem terem que se preocupar com contas.

Até porque, muitos acabaram perdendo seus empregos, e talvez não conseguissem pagar a dívida. Disso, o contrato automaticamente será prorrogado, sem nenhuma alteração nos juros e valores.

Como funciona o FIES 2021

Com relação ao FIES 2021, ele funciona de um único modo. O programa oferece financiamento para todos aqueles que desejam ingressas em instituições de ensino superior particulares. Então, obviamente, o projeto atenderá somente aos que já concluíram o ensino médio. Ele não é voltado para as escolas. Apesar de já haverem projetos sendo estudados para o ensino médio e ensino fundamental. Disso, o mesmo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base para os cortes e melhores financiamentos. Estes podem ser do valor integral do curso, ou até mesmo de apenas metade dele.

Disso, cada estudante recebe um prazo para pagar o valor que lhe foi emprestado pelo Governo Federal. Lembrando que é o Ministério da Educação (MEC) quem organiza este projeto, desde sua criação. Em relação ao período, geralmente cada aluno pode começar a pagar os valores do financiamento somente depois de suas formações. Entretanto, no caso de quem financia apenas uma parte, talvez já tenha a cobrança feita a partir da metade de seu curso. Além disso, existem casos nos quais o FIES 2021 não possuem juros nenhum, dependendo muito do tipo de perfil do estudante, e qual a renda familiar de sua família.

Conheça o P-FIES

Apesar de muito popular, o FIES 2021 não é o único financiamento estudantil que é promovido. Na verdade, este é o único feito pelo Ministério da Educação. Entretanto, recentemente, um novo programa foi criado, o P-FIES. Este é totalmente administrado por instituições bancárias.

E em suas normas, permitem que pessoas que tenham a renda um pouco maior da do que é exigida pelo MEC, possam também participar. Só que claro, tudo vem com um preço. As taxas de juros sobre as parcelas deste são relativamente maiores. Portanto, se for contratar este serviço dos bancos, verifique com bastante antecedência todos os valores, até para não ser pego de surpresa.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui