sexta-feira, agosto 12, 2022

FIES 2022 terá mais de 110 mil vagas; saiba como participar

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos principais programas educacionais que existem no Brasil, atualmente. O mesmo é sempre relacionado ao PROUNI e ao SISU, até por sua popularidade. Comandado pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto tem um único e simples objetivo: o de facilitar o ingresso de estudantes a instituições de ensino superior.

Mas, vale a pena dizer aqui que o mesmo só vale para faculdades particulares e privadas. Até porque, ele oferece financiamentos integrais e até mesmo parciais de todos os cursos de boa parte das universidades brasileiras, que cobram matrícula e até mesmo mensalidade.

FIES já tem número de vagas anunciadas para 2022

Ainda na última semana, mais precisamente no dia 29 de dezembro, o Comitê Gestor do programa, que também faz parte do MEC, divulgou que já existe um número de bolsas garantidas para esse ano de 2022.

fies 2022
FIES 2022 terá mais de 110 mil vagas; saiba como participar

No caso, o FIES deverá atender até 110.925 vagas para estudantes, sendo que 60% dessas, ou seja, 66.555, serão destinadas para o primeiro semestre letivo. Já as demais, que correspondem a 44.370 (40%) serão válidas somente para o segundo semestre. Portanto, se você tem interesse, já pode começar a correr atrás de uma vaga em sua escola.

FIES utiliza ENEM como base

Vale a pena dizer que o FIES também utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base. Claro, não é obrigatório usar a nota do mesmo, mas, quem quiser, pode o fazer. Até porque, quanto maior a nota, maior será a sua prioridade na fila.

E além disso, se tiver uma nota extremamente alta, algumas instituições de ensino ainda oferecem bons descontos no programa de financiamento. Então, já são duas grandes vantagens para quem for prestar a prova e quiser utilizar a mesma na hora de efetuar a sua matrícula no projeto.

Quem pode participar do FIES?

Com relação a quem pode participar do FIES, saiba que existem algumas exigências a serem cumpridas. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, ter realizado o ENEM entre os anos de 2010 e 2021
  2. Posteriormente, ter também uma renda familiar per capita de no máximo três salários mínimos
  3. Disso, não pode ter zerado a sua redação no ENEM, e é necessário também que tenha uma nota superior a 450 pontos no exame de múltipla escolha
  4. Então, deve estar matriculado, presencialmente, em uma instituição de ensino superior com nota acima de três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
  5. E por fim, não estar inadimplente ou usando financiamentos no momento

Como o programa funciona?

Agora com relação a como o FIES funciona, é muito simples. Você se inscreve em uma universidade particular, e depois no programa social. Disso, o mesmo efetua o pagamento de todas as matrículas e mensalidades que possa ter, até o final de seu curso.

E então, você só começa a pagar o mesmo após a conclusão do mesmo, ou se decidiu trancá-lo. Isso dá a oportunidade de as pessoas conseguirem seus diplomas sem a preocupação de ter que pagar pelo curso na hora, ainda mais se estiverem sem condições naquele momento.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui