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Fila do INSS: Como acelerar a resposta do pedido de benefício

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Fila do INSS: Como acelerar a resposta do pedido de benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por recolher todas as contribuições que são feitas à previdência social. Independentemente de quais tenham sido os tipos de contribuições. Se foram depósitos voluntariados, por parte de trabalhadores autônomos, ou até mesmo descontos em folha salarial, para registrados em carteira.

Disso, a empresa recolhe tais depósitos e os transforma em benefícios para os próprios contribuintes. Mas, recentemente, muitas pessoas têm ficado presas na fila do INSS, esperando uma resposta do mesmo a respeito da aprovação ou reprovação de seus programas sociais.

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Fila do INSS: Como acelerar a resposta do pedido de benefício

Mais informações sobre a fila do INSS

Disso, o Instituto também divulgou algumas informações oficiais a respeito da fila do INSS, e como está a situação atualmente. No total, temos mais de 1,8 milhão de pessoas que estão aguardando uma resposta na fila virtual da entidade do Governo Federal. Na verdade, o número mais preciso é de 1.838.459 pessoas. Além disso, dessas, existem mais de 400 mil pedidos parados na empresa que estão aguardando o envio de documentos do próprio segurado. E disso, o INSS ainda deve analisar e responder as solicitações que foram feitas pelos futuros beneficiários, em um período mínimo de 30 dias e máximo de 90 dias.

Vale a pena informar também que nessa fila do INSS, apenas 6,3 mil pessoas haviam conseguido obter a liberação de seu pedido. Ou pela menos uma resposta da empresa, meio a fila do INSS. Lembrando ainda que tal análise foi feita há cerca de quatro meses atrás, antes da última contagem em novembro. Disso, o período de espera desses casos demorou mais de 45 dias, de média, para terem uma resposta. Após os 90 dias, o beneficiário em questão já pode entrar com um processo judicial para obter a sua resposta.

Ranking da fila do INSS

Disso, o instituto também fez um ranqueamento com relação a fila do INSS, e quais são os principais benefícios que mais estão “presos” com os seus futuros beneficiários. Como por exemplo:

  1. Primeiramente, o líder é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), que é dedicado exclusivamente para idosos de até 65 anos de idade, e pessoas portadoras de deficiência, com 630.668 casos
  2. Disso, o BPC para idosos de baixa renda, com 128.748 pedidos também
  3. A aposentadoria por idade, que tenham 297.553 pedidos
  4. Então, temos a aposentadoria por tempo de contribuição, com 262.393
  5. Disso, o salário maternidade, com 186.516 pedidos
  6. E por fim, a pensão por morte, com 158.033

O que a entidade está fazendo para melhorar?

Sabendo da situação da fila do INSS, a entidade do Governo Federal já começou a se mover para tentar agilizar todos os processos. Primeiramente, a atitude inicial foi de trocar o presidente da empresa, na reta final do ano passado. Além disso, outras medidas também foram tomadas.

Como por exemplo, a modernização do sistema de análises e pedidos previdenciários. Ou seja, o Meu INSS. Com a otimização da plataforma, os segurados poderão enviar os documentos para a solicitação do benefício previdenciário, sem nenhuma dor de cabeça.

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