O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais testes que são realizados no Brasil, anualmente. O mesmo é feito por estudantes que estão concluindo, ou que já concluíram, o ensino médio. E disso, que deseja ingressar em alguma instituição de ensino superior.
Até porque, o exame costuma servir como nota de cortes para muitas faculdades. Isso por meio de alguns programas educacionais, sendo que atualmente, existem três muito populares em todo o país. Disso, os participantes começaram a se questionar quando o gabarito ENEM 2021 será divulgado. Até porque, a primeira prova foi feita neste final de semana.
Quando sairá o gabarito ENEM 2021?
Se você é um dos que está realizando o exame, saiba que a data para a divulgação do gabarito ENEM 2021 já foi repassada. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que organiza a prova do ENEM 2021, as respostas dos testes serão liberadas automaticamente no dia 1º de dezembro.
E disso, podem ser acessadas de modo totalmente digital, por meio da página do participante. Essa no endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/. Basta efetuar o login na plataforma com seu cadastro gov.br. Esse é o mesmo que utilizou para se registrar no teste.
Gabarito ENEM 2021: e quanto as provas e resultados?
O gabarito ENEM 2021 não é a única informação que foi divulgada pelo INEP. Na verdade, temos também alguns dados muito importantes, com relação a prova, para serem divulgados. Por exemplo, a data oficial da mesma.
Neste último domingo (21 de novembro), foi efetuada a primeira fase do teste. Já a segunda está marcada para o próximo domingo, no dia 28. Com relação ao resultado oficial, o mesmo deverá ser liberado no próprio site, na página do participante, apenas no mês de janeiro de 2022.
Gabarito ENEM 2021: como estão sendo as provas?
Com relação ao gabarito ENEM 2021, é necessário também que conheça mais sobre como a prova funciona. Conforme mencionamos anteriormente, a mesma é realizada em duas etapas de diferentes. Sendo que no total, temos 90 questões de cada área de conhecimento.
E disso, divididas em 45 perguntas para cada dia. Sem falar ainda que temos uma redação a ser feita no segundo dia, com um tema já pré-definido pela entidade responsável pelo desenvolvimento da prova. E disso, são geradas as notas, que são utilizadas como nota de corte. A nota mínima a ser aceita é de 450 pontos. E além disso, não é permitido também que zere na redação.
Programas que utilizam a nota do ENEM
Conforme mencionamos anteriormente, referente ao gabarito ENEM 2021, existem três programas educacionais que utilizam a nota do teste como base de corte para as universidades. O primeiro dele é o SISU, que oferece bolsa de estudo para as melhores notas, direcionamento exclusivamente para faculdades públicas, sejam elas estaduais ou federais.
Além disso, há também o PROUNI 2021, que tem exatamente a mesma função do projeto acima, mas, voltado para as escolas privadas. E por fim, o FIES, que é um programa de financiamento estudantil, para todas as instituições que também são particulares.