sexta-feira, julho 12, 2024

Gabarito ENEM 2021: Veja como consultar o gabarito oficial

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais testes que são realizados no Brasil, anualmente. O mesmo serve para ajudar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior, em todo o Brasil.

Até porque, atualmente, o Governo Federal, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza três programas educacionais para o mesmo. Esses que utilizam a nota do teste como uma base de corte, para poder promover bolsas e até mesmo descontos em mensalidades. E agora que a edição de 2021 já foi feita, estamos prontos para divulgar o gabarito ENEM 2021.

gabarito enem 2021
Gabarito ENEM 2021: Veja como consultar o gabarito oficial

Gabarito ENEM 2021 já foi divulgado

Vale a pena lembrar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é a principal entidade que organiza o evento e o exame anualmente, já divulgou no começo dessa semana o gabarito ENEM 2021 oficial. O mesmo tem as respostas oficiais do ENEM Digital, e também da prova impressa que foram realizadas nessas últimas duas semanas.

Disso, para tal, basta acessar o site oficial, no endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem/provas-e-gabaritos/. E disso, selecione o ano de interesse em questão. A partir desse ponto, já pode consultar seus resultados. Mas, lembre-se que as notas oficiais só serão divulgadas no dia 7 de fevereiro. Só que até lá, já pode ter uma boa noção de seus resultados.

Gabarito ENEM 2021 conta com perguntas canceladas

É muito comum que durante cada edição anual do teste, existem algumas perguntas que gerem polêmicas em excesso. E isso aconteceu justamente nessa prova, com o gabarito ENEM 2021 contando com algumas questões canceladas. Essas foram a de número 157, da prova rosa, a 138, da prova azul, a 155 da prova cinza, e a 178, da prova amarela.

Até porque essas não tinham uma alternativa realmente correta, segundo o próprio INEP. E ainda segundo com o comunicado oficial que foi divulgado pelo Instituto, a anulação não compromete de nenhum modo a correção da prova, e principalmente a nota dos participantes inscritos.

Gabarito ENEM 2021: e quanto a redação?

O gabarito ENEM 2021, a princípio, foi divulgado apenas para as perguntas de múltipla escolha, que foram aplicadas nos dois primeiros dias de teste. Mas, e com relação a redação? Como ficará a nota das pessoas? Para quem não sabe, o INEP também divulga a correção da prova escrita.

Nela, os participantes podem conferir quanto tiraram em cada competência. Mas, apesar isso, a entidade do Governo Federal ainda não divulgou uma data de publicação para as correções. Entretanto, já sabemos que isso costuma acontecer a apenas algum tempo depois da publicação do resultado oficial do exame. Geralmente, junto com o próprio desempenho dos candidatos treineiros.

Programas que aceitam o ENEM

E já que mencionamos anteriormente, além do gabarito ENEM 2021, existem três programas educacionais que promovem vagas para alunos, e que utilizem a nota dos testes. Dois deles geram bolsas de estudos, com o SISU e o PROUNI.

O primeiro deles destinado para alunos de faculdades federais e estaduais, enquanto que o segundo para particulares. E disso o FIES, que oferece financiamentos para universidades privadas.

avalie está notícia de 0 à 5
Pedro Henrique
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui