quarta-feira, agosto 4, 2021

Golpe do INSS: O que fazer se você for vítima e como se proteger

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma das principais entidades do Governo Federal. A mesma é responsável por administrar e efetuar o pagamento de diversos programas sociais. Desde que os beneficiários sejam contribuintes da previdência social. E, recentemente, a empresa emitiu um alerta oficial sobre o golpe do INSS, que diversos bandidos estão praticando para cima da população.

Isso a fim de evitar que os beneficiários tenham seus dados e informações pessoais vazadas. Pois os envolvidos estão utilizando isso para efetuar compras pela internet, e até pior: roubar os benefícios que os mesmos recebem, e que necessitam tanto, do governo.

golpe do inss
Golpe do INSS: O que fazer se você for vítima e como se proteger

Como funciona o golpe do INSS?

O golpe do INSS tem funcionado de uma maneira bastante simples. Os criminosos entram em contato com você, alegando que existem revisões pendentes em seu benefício. E que se fizer tal revisão, tornará o valor que você recebe maior, o que é bastante tentador, correto? Entretanto, saiba que não é isso que acontece. Pois os envolvidos solicitam diversos dados seus, como os informes de identificação pessoal, extratos bancários, dados de cartões, e muito mais. E disso, acabam retirando tudo o que você tem em sua conta, em seus benefícios, e efetuam até mesmo compras online.

Os criminosos geralmente se passam por agentes do Instituto Nacional do Seguro Social para que possam efetuar o golpe do INSS. E, o contato deles é feito por meio de correspondências a sua residência, e-mail, telefonemas e até mesmo mensagens de celular. Entretanto, existem alguns macetes que você pode utilizar para detectar se os envolvidos são de fato funcionário da entidade, ou golpistas. Mas, a maior recomendação que podemos te passar é que entre em contato com algum canal oficial da empresa, antes de fazer qualquer coisa, para verificar a autenticidade da ação que lhe está sendo passada.

Como se prevenir do golpe do INSS?

A entidade já está ciente do golpe do INSS, e disso, passou alguns dados muito legais a respeito de como se prevenir a respeito. Primeiramente, você deve atualizar seus meios de contato apenas nas plataformas oficiais do INSS. E deve recusar qualquer outra comunicação que não seja por meio dos portais oficiais da mesma.

Portanto, verifique sempre o endereço eletrônico (e-mail) que lhe foi encaminhado, além dos telefones. Caso tenha alguma dúvida a respeito, poderá entrar em contato com a companhia no telefone 135, que é a central de atendimento da mesma. Já nas mensagens de texto, o número oficial da entidade é o 280-41. Qualquer outro além deste pode ser desconsiderado.

E para quem caiu?

Para quem caiu no golpe do INSS, não há muito o que fazer, na verdade. A entidade já se posicionou contra a respeito de uma devolução de valores para os afetados, e que o benefício será cancelado. Mas, a mesma indica que quem teve o benefício roubado que faça um boletim de ocorrência digital.

O mesmo pode ser feito por meio das delegacias online, e nestas, poderá relatar todo o ocorrido. Isso ajuda outras pessoas a não sofrerem com isso, além de você também conseguir informações valiosas a respeito de possíveis golpes futuros.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui