sexta-feira, junho 18, 2021

Governo Digital: O que é a nova plataforma para emissão de documentos

Em busca de acelerar a prestação de serviços pela internet, um novo projeto de lei está sendo discutido. O mesmo, apresentado pelo deputado Alessandro Molon, do REDE/RJ, está em discussão desde 2017. No mesmo, o Governo Digital deve ser criado, para computador e para celular.

Tudo para poder colocar a administração pública como uma plataforma para emitir documentos, além de também possibilitar a emissão de certidões, ou até mesmo realizar outras solicitações para o Governo Federal. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. Confira abaixo as informações que elaboramos para você.

Governo Digital

O que pode ser acessado no Governo Digital

Atualmente, o Governo Digital já está em funcionamento. Entretanto, ainda não é uma plataforma completa, que ofereça tudo que a população precisa. Na verdade, existem apenas algumas solicitações que são atendidas. Abaixo, separamos as mesmas em uma lista para te facilitar o acesso a informação. Segue:

  1. Primeiramente, temos já ativo o acompanhamento do auxílio emergencial
  2. Posteriormente, há também a entrega da declaração do imposto de renda, e também, a carteira de trabalho digital
  3. Por fim, temos as emissões de certidões, além de o tempo de contribuição previdenciária que são feitas pelos contribuintes

Saiba mais: Prova de Vida do INSS: Saiba quando voltará a ser obrigatório

Maior transparência com o Governo Digital

Um outro objetivo muito bom a respeito do Governo Digital é que ele também deveria servir para que a população tenha uma maior transparência de tudo que acontece no governo. Inclusive isso já é previsto pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Nisso, estão inclusos a divulgação de dados públicos como remuneração de servidores, repasses de recursos, notas fiscais eletrônicas de compras públicas e muitos outros dados.

Tudo permitirá que entidades civis possam fiscalizar de maior maneira o governo, além de também utilizar mais informações dos cidadãos, para planejamentos totalmente voltados a administração pública.

Preocupações com o Governo Digital

Apesar de já ser um bom projeto, o Governo Digital ainda tem muitas preocupações com base em seus pilares e filosofias. A maior delas talvez seja com a segurança de dados dos usuários. Até porque, na internet, existem muitas pessoas capazes de roubarem informações particulares de outros, por muitos métodos possíveis.

Então, desenvolver uma plataforma cada vez mais tranquila e livres de hackers com certeza tem sido um dos principais objetivos do Governo Federal. Outra coisa é que podem mudar informações de entidades oficiais com bastante facilidade, sendo necessário a criação de um sistema de registro de atividades.

Veja mais: Balcão Único: Saiba como funciona a nova abertura de empresas

Quando o sistema ficará completo?

Ainda não há previsão de quando o sistema do Governo Digital ficará completo. Até porque, ainda existem muitos pontos e operações diferentes que estão sendo discutidos na justiça brasileira. A expectativa é de que até o fim do ano, mais atividades sejam inclusas na plataforma do Governo Federal.

A mais próxima desta é efetuar o registro de novas empresas no Brasil, de maneira totalmente digital. Vale a pena lembrar aqui é que este procedimento está sendo totalmente gratuito, porém, em uma fase de testes. A princípio, apenas o estado de São Paulo está conseguindo gozar da ferramenta. Em breve os demais estados deverão ter acesso liberado.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui