O Guia da Previdência Social, popularmente conhecido como GPS, é um carnê disponibilizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo foi feito para que todos os contribuintes da previdência social, autônomos e facultativos, tenham um método de controlar e efetuar seus pagamentos mensais à entidade.
Neste artigo, estaremos explicando um pouco melhor como o documento funciona. Além de claro, como enviar, e principalmente o que preencher nos campos em branco do mesmo. Lembrando que existe até mesmo a possibilidade de fazer isso por meio da cédula física, ou de um modo totalmente digital.
Como fazer o preenchimento da cédula do GPS
Caso você tenha optado por fazer o preenchimento do GPS na cédula de papel, o procedimento é muito simples. Saiba, entretanto, que não é permitido nenhuma rasura. Terá que escrever as seguintes informações:
- Primeiramente, preencher seu nome completo ou a sua razão social. Seguido do preenchimento com a data de vencimento
- Posteriormente, será necessário também que insira o código de pagamento, e o mês de referência
- Então, vai ter que escrever o seu número de identificação, além de claro, o valor que quer contribuir para a previdência social
- Feito isso, basta enviar o material para o INSS
Como fazer o preenchimento online do GPS
Agora caso você queira fazer o preenchimento do GPS de maneira totalmente online, isso também é possível. Para tal, separamos abaixo o passo a passo para te auxiliar com isso. Siga:
- Primeiramente, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS, e efetue seu login. Caso ainda não tenha um, poderá se registrar na hora
- Posteriormente, já logado, clique no botão do GPS. Disso, será direcionado para o site da Receita Federal
- Agora, terá que preencher alguns dados pessoais. Basta confirmar e avançar
- Disso, preencha o formulário e baixe em seu computador, ou celular. Agora basta efetuar o pagamento do mesmo
Onde fazer o pagamento do GPS
Caso tenha dúvida onde pode fazer o pagamento de seu GPS, na verdade, existem diversas opções. Independentemente do método que tenha escolhido, em cédula ou digital, lhe será oferecido um boleto bancário.
Disso, poderá estar pagando o mesmo em uma lotérica da Caixa Econômica Federal, ou em qualquer outro banco de sua preferência. E caso sequer queira sair de casa para tal, também é possível quitar o valor por meio do aplicativo de seu banco.
Por que contribuir para o INSS?
Já sabemos que o GPS é algo feito para contribuintes voluntários, certo? Então, por que você deveria contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social, se você não é registrado em carteira? É bastante simples. O INSS oferece uma série de benefícios diferentes para seus beneficiários. Portanto, se você é um trabalhador freelance, mas ainda gostaria de receber algumas de suas diversas aposentadorias, ainda pode conseguir.
O pagamento voluntariado à previdência social também te qualifica como um potencial beneficiário. Mas, lembre-se que as regras aqui permanecem as mesmas, quando comparadas com os beneficiários comuns. Portanto, é necessário que esteja sempre efetuando os pagamentos regularmente, para ser considerado pela entidade.