quinta-feira, setembro 23, 2021

Horário de Verão pode voltar, segundo presidente Bolsonaro

O horário de verão tem sido um tópico de muita polêmica nos últimos anos. Até porque, muitas pessoas são a favores do mesmo, enquanto outras não gostam tanto. Disso, o presidente da república, Jair Bolsonaro, suspendeu ele ainda no primeiro ano de seu mandato.

Deste modo, é possível afirmarmos que já estamos no segundo ano sem, e agora, há um grande problema. Estamos passando por uma das maiores crises hídricas na história do país. E deste modo, retornar com a antecipação de uma hora no dia pode ser uma das principais atitudes do Governo Federal, para ajudar ao combate do que estamos vivendo.

Horário de verão pode voltar em 2021

Durante discurso que foi realizado nesta última segunda-feira (2 de agosto), o presidente Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de retornar com o horário de verão. Isso porque, muitas pessoas têm pedido o retorno do mesmo, principalmente figuras influentes no país.

horário de verão
Horário de Verão pode voltar, segundo presidente Bolsonaro

Isso sem falar que o Brasil enfrenta uma crise de consumo de energia elétrica, e muitas empresas de turismo também estão sendo afetadas pela decisão do presidente. Caso seja mantido, estaremos indo para o terceiro ano consecutivo sem esta mudança no horário. Geralmente, com a medida adotada, temos uma luz do sol mais duradoura durante o dia.

Confira também: Vale gás poderá voltar para todos os estados

Quem é contra o horário de verão?

A volta do horário de verão é algo que não foi bem visto pelo Ministério de Minas e Energia. Isso porque, a entidade do Governo Federal não acredita que a contribuição relacionada a alteração no relógio deveria se limitar ao alívio no consumo de energia no país.

Que é exatamente isso que está sendo proposto. Até porque, com a antecipação de um horário, ainda teríamos luz de sol até depois das 19h. Sendo que atualmente, o pôr do sol costuma tomar parte dos céus a partir das 18h. Isso faria com que os brasileiros ganhassem uma hora e meia, no máximo, durante seus dias.

Leia mais: Tarifa Social e suas regras para o programa

Horário de verão pode beneficiar turismo

A volta do horário de verão beneficiaria demais o setor do turismo nacional. Até porque, as principais empresas e agências que prestam serviço a população poderiam contar com um horário estendido. E lembrando que, na época, Bolsonaro havia dito que o mesmo afetava negativamente o relógio biológico dos trabalhadores brasileiros.

Alegando que a mudança influenciaria no aumento da produtividade. Algo que até o momento ainda não foi comprovado, ainda batendo em conjunto com a pandemia do Covid-19. Que, graças ao mesmo, tem afetado diversos funcionários e empresas também.

Continue lendo: Pente fino em programas sociais é suspenso

Mudança afetará exterior

Lembrando que a mudança do horário de verão também deverá alterar a data de todo o país, ainda com espelho com outras nações. Hoje, por exemplo, com relação aos Estados Unidos, a maioria dos estados do leste americano possuem apenas uma hora de diferença.

Mas, na reta final do ano, tanto o Brasil quanto os EUA deverão adotar seus próprios horários, e disso, o relógio poderá ter uma diferença de pelo menos três horas. Isso é algo a ser considerado, principalmente para quem efetua negócios para fora, ou que mexe com grades, assiste programas e muitos outros pontos.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui