sábado, julho 24, 2021

Imposto de renda 2021 em ações: como declarar?

O imposto de renda 2021 em ações é uma nova modalidade exigida pela Receita Federal. Isso claro, na hora que você vai prestar conta de todos os seus rendimentos do imposto. Lembrando que além de ações, agora também é necessário informar seus lucros com criptomoedas, e principalmente com o auxílio emergencial.

Este claro, apenas para quem recebeu a quantia indevidamente. Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações importantes sobre este assunto. Desde como declarar suas ações, a quais são os valores e médias para tal. Isso claro, considerando que você não seja isento.

Imposto de renda 2021 em ações: entendendo o processo

Para fazer seu imposto de renda 2021 em ações, é necessário separar algumas informações de acordo com o seu tipo de ação. Desde ações comuns, ou de day trade, por exemplo. Lembrando que estas são aquelas que são compradas e vendidas no mesmo dia. Tudo para maximizar os lucros e rendimentos de quem realiza estas trocas em um curto período de tempo.

Disso, é necessário reunir todos seus dados de corretagem, além dos outros documentos básicos para a declaração. Estes como extratos do imposto de renda, informes de rendimento, e até mesmo os Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Imposto de renda 2021 em ações e o que mais declarar

Além do seu imposto de renda 2021, é necessário também declarar mais alguns outros dados. Como por exemplo, gastos relevantes com despesas médicas e odontológicas. Essas inclusive podem ser deduzidas do montante total. Isso sem falar em gastos com educação, aluguéis e pagamentos de pensão alimentícia.

Informações de seus dependentes também precisam ser declaradas. Lembrando que todas estas alternativas podem ser deduzidas de sua declaração do imposto de renda. Mas, não no valor total, apenas uma porcentagem. Aconselhamos que consulte seu contador para saber os números exatos.

Data limite para declarar seu imposto de renda 2021 em ações

Existe uma data limite para efetuar a declaração de seu imposto de renda 2021 em ações. Na verdade, já é possível mandar seus comprovantes à Receita Federal, desde a primeira semana do mês de março. Para ser mais preciso, o período de prestação de contas a entidade do Governo Federal começou em 1º de março.

E disso, toda a população brasileira terá pouco mais de 2 meses para efetuar sua declaração. Ou seja, a data limite para o envio da mesma é para o último dia de abril. Mais precisamente, no dia 30.

Multas para quem perder o prazo da declaração

Se você perder o prazo para declarar seu imposto de renda 2021 em ações, certamente sofrerá as consequências. No caso, para quem não prestar contas à Receita Federal, será cobrado uma multa. A mesma deve ser de até 20% do imposto devido, além de claro, o acréscimo de juros em cima deste valor.

Sem falar que, esta quantia pode subir para até 50% sobre o imposto devido, caso ainda precisa pagar seu IRPF. Portanto, tenha ciência dos prazos que citamos anteriormente no parágrafo acima. E que principalmente já prepare toda sua declaração, para evitar problemas futuros.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui