Início Educação Inscrição ENEM 2021: Governo pagará valor de isenção negada

Inscrição ENEM 2021: Governo pagará valor de isenção negada

0
268
inscrição enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas que são realizadas no Brasil, anualmente. Até porque, estudantes que estão concluindo o ensino médio, e que desejam ingressar uma instituição de ensino superior, precisam prestar tal teste. Lembrando que existem diversos programas educacionais que aceitam a nota da prova como corte para ingresso em universidades.

Mas, na hora de efetuar a inscrição ENEM 2021, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$ 85,00. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e o Ministério da Educação (MEC), contam com um período de isenção desta taxa.

inscrição enem 2021

Inscrição ENEM 2021: isenção e envolvimento do governo

O INEP, que é a entidade oficial por organizar a prova, juntamente com o MEC, sempre disponibilizam um período de isenção para efetuar a inscrição ENEM 2021. Isso, claro, para pessoas que estão em uma condição financeira não muito favorável. Entretanto, para a edição deste ano, tal período já se encerrou.

Mas, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará entrou em ação com relação a este assunto. Na verdade, o governo estadual estará pagando as taxas de todos aqueles que residem na região, que tiveram seus pedidos de isenção negados pelas entidades. Tudo para que todos possam prestar a prova, sem nenhum problema.

Inscrição ENEM 2021: como é a prova

Depois de fazer sua inscrição ENEM 2021, é interessante que você saiba melhor como a prova funciona. No caso, saiba que são dois dias de teste. Para a edição deste ano, a mesma foi marcada para os dias 21 e 28 de novembro, ou seja, os últimos dois domingos deste mês.

Disso, são 180 questões de múltipla escolha, sendo que são 90 em cada dia. E no segundo dia do exame, também é necessário efetuar uma redação. A nota mínima aceita é de 450 pontos, além de não ser permitido que zere na escrita.

Inscrição ENEM 2021: como fazer?

Caso você queira fazer sua inscrição ENEM 2021, é necessário que entre no site oficial do INEP para tal. No site do MEC, também há a opção de acessar o portal do exame. Para tal, é necessário ter um cadastro na plataforma gov.br.

Caso ainda não tenha o seu, não se preocupe, pois, poderá fazer um registro na hora. É necessário também que anote o endereço no qual a plataforma lhe gerar, pois não é costumeiro que efetuem o teste na escola na qual você reside.

Programas que adotam o ENEM

Após ter efetuado sua inscrição ENEM 2021, terá que desempenhar ao máximo para ter um bom resultado. Até porque, os programas que adotam o exame são muito concorridos. No caso, existem dois que oferecem bolsas de estudos para os melhores resultados. O primeiro dele é o SISU, que é destinado somente para instituições de ensino superior públicas, sejam elas federais ou estaduais.

Disso, há o PROUNI, que é somente para faculdades particulares, que exigem mensalidades e entradas. E por fim, há o FIES 2021, que é um programa de financiamento para universidades privadas. A nota aqui garante sua vaga e até mesmo um pequeno desconto.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui