sexta-feira, junho 18, 2021

Inscrição ENEM 2021: veja como se inscrever no exame nacional

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais avaliações realizadas no Brasil, anualmente. A mesma tem como principal objetivo ajudar estudantes que estão concluindo o ensino médio a ingressarem em instituições de ensino superior. E existem diversos projetos estudantis que aceitam o ENEM 2021, como por exemplo o SISU, o FIES e o PROUNI.

Entretanto, para a edição deste ano, havia muito receio de se a prova seria realizada neste ano ou não. O Ministério da Educação (MEC), junto com o INEP, entidade responsável por administrar o teste, divulgou nesta semana a data oficial para inscrições. Neste artigo, falaremos mais sobre.

inscrição enem 2021

Quando se inscrever no ENEM 2021

Caso você queira se inscrever no ENEM 2021, existe uma data limite para tal. No caso, as inscrições são aceitas apenas de 28 de junho, a 9 de julho. E para tal, terá que fazer seu cadastro na página do participante, na data correta, por meio do portal do INEP.

Com relação a isenção da taxa, você poderá concorrer a gratuidade um pouco antes, com a data limite para o registro estando prevista para 28 de maio. Caso seja declarado como participante, não precisará pagar qualquer valor para participar da edição deste ano. Que apesar de estar confirmada, ainda não teve sua data oficial divulgada.

Como funciona o ENEM 2021

Para os que estão tentando entender como o ENEM 2021 funciona, é bastante simples. A prova é composta de duas etapas, realizadas em dois dias diferentes. Geralmente ela é feita aos sábados e aos domingos.

Todas as perguntas são de múltipla escolha, com exceção da redação que é solicitada no último dia. Disso, é necessário que os alunos tenham pelo menos 450 pontos somados, e que não tenha zerado a redação, para que possa ter sua nota utilizada como corte por todos os programas e universidades interessados.

Programas que utilizam o ENEM

Se você tem interesse em participar do ENEM 2021, apenas por querer, não tem problema. É sempre legal querer medir seus conhecimentos após ter concluído o colégio. Entretanto, caso esteja procurando uma oportunidade em uma instituição superior, então, o teste é quase que obrigatório para você. Até porque, por meio dele, consegue bolsas de estudo em diversas universidades, ou então, no mínimo, alguns bons descontos em financiamentos estudantis. Abaixo, estaremos citando os principais programas recomendados que utilizam o exame como base para a entrada de novos participantes. Segue:

  1. FIES – É o financiamento estudantil, voltando apenas para faculdades particulares. Permite que o estudante financie o valor integral do curso, ou pelo menos metade dele, e que só comece a pagar após a conclusão do mesmo
  2. SISU – É um programa que oferece bolsas de estudo completamente integrais. Entretanto, ele é voltado somente para universidades públicas. Independentemente se são federais ou estaduais
  3. PROUNI – E por fim, o Programa Universidade Para Todos também oferece bolsas de estudo completas. Entretanto, estas são voltadas totalmente para instituições de ensino superior particulares. Ou seja, aquelas nas quais é necessário pagar matrículas e mensalidades. Portanto, não perca a oportunidade se for de seu interesse
Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui