sábado, julho 24, 2021

Inscrição SISU: estudantes selecionados tem prazo para se matricularem

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos principais programas educacionais no país. O mesmo foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como principal objetivo auxiliar todos os jovens estudantes. Estes a ingressarem em instituições de ensino superior, públicas apenas, independentemente de serem federais ou estaduais.

O próprio MEC já instituiu uma nova data para que as pessoas possam efetuar a inscrição SISU. Isso claro, considerando que já tenham sido aprovados. Neste artigo, estaremos falando um pouco mais a respeito deste assunto. E claro, como o projeto estudantil funciona, e como é possível ganhar uma bolsa.inscrição sisu

Inscrição SISU: o que é o programa?

Caso você tenha interesse em fazer a inscrição SISU, antes de mais nada, é interessante que saiba como o programa funciona. O mesmo é destinado apenas para universidades públicas. E disso, o projeto utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como base. As melhores notas acabam virando corte e base para entradas nas faculdades.

Disso, não se torna necessário nem mesmo realizar o vestibular das instituições, caso não queira. Portanto, garantir um bom resultado aqui é primordial para quem busca um ensino gratuito, de boa qualidade, principalmente em um curso concorrido.

Prazo para a inscrição SISU

Na última semana, o Governo Federal liberou as notas do programa, e disso, já é possível fazer sua inscrição SISU. Na verdade, existe até mesmo uma data estipulada para tal. Todos os estudantes aprovados terão da última sexta-feira (19 de abril) até esta sexta (23) para fazerem suas matrículas, nas instituições de suas preferências.

Após isso, quem perder o prazo, não poderá mais participar. E desta data, começarão as listas de esperas, feitas justamente para estes casos. De quem perdeu, ou até mesmo desistiu de uma das vagas, podendo repassá-las para outros interessados.

Inscrição SISU e os números oficiais

Antes de seguir com sua inscrição SISU, é necessário que você tenha ciência de alguns dados oficiais. Por meio do programa estudantil, mais de 209.190 vagas são oferecidas para os alunos. Todas elas em universidades públicas. Destas vagas, todas são para 5.685 cursos, de pouco mais de 100 escolas.

Todas elas espalhadas em todos os países. Há no mínimo uma faculdade por estado brasileiro que aceitou o SISU como método de entrada. Lembrando que a nota mínima de corte no ENEM deverá ser de 450 pontos. E claro, não podendo também ter zerado na redação.

Inscrição SISU como fazer

A essa altura do campeonato, a inscrição SISU já deve ter sido feita por todos os interessados. Até porque, não são mais permitidas novas entradas. Para os que foram aprovados, agora é o período de se destinarem a sua faculdade de preferência. Lembre-se de entrar em contato com a mesma antes, para saber qual a lista de documentos necessários.

Não podemos informar aqui neste artigo, pois isso varia muito de cada escola. Mas, alguns documentos básicos como o de identidade, comprovantes de renda e até mesmo histórico escolar com certeza estarão na lista que lhe será solicitada. Portanto, uma boa ideia aqui já é ir adiantando estes.

Pedro Henrique
Pedro Henrique Rhormes é formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Nove de Julho, e Letras – Tradução e Interpretação, pela Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Trabalhou como repórter no FOX Sports. Atualmente é editor do E.C. produzindo conteúdo sobre economia e direitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui